22 de novembro de 2024
Foto: Arquivo DP

Foto: Arquivo DP

Compartilhar:

A comissão permanente que discute a atuação de trabalho nos ensaios de blocos e troças de Carnaval, além de festividades culturais que acontecem durante os fins de semana, no Sítio Histórico de Olinda, reuniu-se, no Palácio dos Governadores, sede da administração municipal. O encontro traçou medidas para garantir a segurança de visitantes e moradores, além do reforço no controle e ordenamento dos serviços públicos da cidade.

O encontro, coordenado pelo prefeito, Professor Lupércio, contou com gestores das secretarias municipais de Patrimônio, Cultura e Turismo (Sepactur), Mobilidade Urbana, Segurança Cidadã, Gestão Urbana, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Saúde, além integrantes do Conselho Tutelar do município e da Companhia Independente de Apoio ao Turista – (Ciatur).

Entre as pautas discutidas, ficou definido que a Prefeitura de Olinda vai exigir dos representantes das agremiações uma agenda com datas e horários dos ensaios. Além disso, foi apresentado pelo comando da Ciatur, um projeto para que seja traçado um único trajeto em que todos os blocos possam desfilar. Com isso, é possível ter mais controle de segurança e ordenamento na área histórica da cidade, com o apoio efetivo da Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda.

A Secretaria Executiva de Controle Urbano da cidade vai atuar, a partir do próximo final de semana (14 e 15), no ordenamento do comércio ambulante, realizando a troca de vasilhames de vidro por recipientes de plástico. Em novembro será iniciado um cadastramento prévio das pessoas que comercializam comidas e bebidas durante as festas culturais. Um agente da secretaria, com uma motocicleta, vai auxiliar no disciplinamento do comércio de forma itinerante.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai montar, aos domingos, sempre das 15h às 20h, um esquema de controle de acesso de veículos na Avenida Liberdade, Rua do Bonfim, no acesso das ladeiras da Sé e Misericórdia, além da Rua 27 de Janeiro. Para isso, é recomendado que moradores apresentem um comprovante de residência para ter acesso livre a essas vias.

Já a Secretaria de Gestão Urbana cuidará, de forma efetiva, da limpeza das ruas do Sítio Histórico. Um caminhão coletor estará, durante a madrugada, recolhendo o lixo e todos os resíduos gerados durante a concentração de pessoas. Serão feitas, ainda durante a semana, vistorias na iluminação das ruas do Sítio Histórico e poda de árvores para melhorar a segurança desses locais.

A Secretaria de Saúde do município vai disponibilizar uma ambulância do Samu Metropolitano de Olinda, em um ponto a ser definido, para dar apoio a possíveis ocorrências médicas. Conselheiros Tutelares estarão de prontidão, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, no combate ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e na erradicação do trabalho infantil.

A Sepactur fará avaliação, semanalmente, da atuação dessa força-tarefa. Novos planos de trabalhos serão traçados, caso necessário, para que sejam mantidos os serviços de apoio aos visitantes e moradores da cidade. “Olinda é uma cidade que recebe turistas vindos de todos os estados do Brasil e até fora do país. Por isso, é preciso manter o bom funcionamento dos aparelhos públicos da nossa cidade, em favor de todos que por aqui devem passar”, disse o prefeito Professor Lupércio.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.