Na manhã desta quinta-feira (20) a Rádio Jornal preparou um debate com as candidatas ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB). Durante a transmissão as postulantes trocaram várias farpas, mas não deixaram de apresentar suas propostas para o estado.
Raquel foi a primeira a atacar a adversária na sua primeira fala afirmando que Marília “representa a continuidade do grupo político que está no poder”.
Durante o debate Marília perguntou para Raquel sobre a investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre irregularidades na distribuição de merenda nas escolas de Caruaru. A ex-prefeita da cidade afirmou que isso não passava de uma fake News.
“Nós estamos no momento de discutir Pernambuco, mas a candidata Marília traz mentiras, fake news o tempo inteiro. Ela já foi condenada 9 vezes, mas não tem uma acusação dela contra mim julgada procedente”, disse Raquel.
Propostas
Marília falou sobre suas propostas voltadas para a segurança, combate a falta de água em Pernambuco e investimentos para o polo de confecções do Agreste.
“Um dos principais problemas do polo de confecções é em relação ao fisco. Os empresários e empreendedores que querem investir são tratados como bandidos. Nós vamos tratá-los como parceiros e rever as questões tributárias”, afirma.
A Deputada Federal propôs a criação de um núcleo especializado em tecnologia e moda da UPE no Agreste do Estado. “Vamos levar ciência para a região e um núcleo da UPE especificamente para curso de moda e designer. Vamos formar as pessoas que querem se especializar e integrar o estudo e os valores locais para alavancar a economia da região”, continua.
Ela também apontou propostas para Mata Sul. “Nós vamos concluir as quatro barragens da Mata Sul, que já deveriam ter sido entregues há muitos anos, assim como as obras da Adutora do Agreste.”
Já a ex-prefeita de Caruaru apresentou propostas nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, combate às desigualdades sociais e geração de empregos. Abordando o “TrilhaTec”, programa de qualificação profissional presente em seu plano de governo, a candidata explicou mais ações.
“Nós vamos tratar com respeito o cidadão e a cidadã que querem saber como é que vão enxergar o dia de amanhã. A gente vai criar o maior programa de qualificação profissional que Pernambuco já viu. Vamos fazer o ‘Bora Empreender!’, com acesso a crédito desburocratizado para quem quer abrir o seu próprio negócio. Vamos qualificar, fora da escola, o cidadão e a cidadã, inclusive aqueles de 40 a 50 anos que perderam o emprego e não sabem como voltar”, detalhou Raquel
Raquel também destacou que é preciso chegar às diversas regiões do nosso estado, gerando oportunidades e cuidando da população. “Foi isso que eu fiz ao longo da minha vida, cuidar de gente, e é isso que quero fazer em Pernambuco também. A gente não faz isso com o discurso, a gente faz com prática”, afirmou.