Coluna Diario Político do dia 28/10/2022
O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco elege hoje, a lista tríplice que objetiva o preenchimento do cargo de desembargador do Judiciário estadual na vaga reservada ao Quinto Constitucional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A sessão acontecerá a partir das 9h no Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio. A sessão será presidida pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. Serão escolhidos três nomes da lista sêxtupla encaminhada ao TJPE pelo MPPE. A lista tríplice eleita pelos desembargadores do TJPE será enviada ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que definirá quem ocupará a vaga de desembargador. No dia 13 de outubro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), elegeu em votação durante sessão do Conselho Superior do órgão, os nomes da lista sêxtupla para a vaga de desembargador do TJPE. A lista escolhida foi formada pelos nomes de Paulo Augusto Freitas de Oliveira, Ivo Pereira de Lima, Sérgio Tenório de França, Francisco Dirceu Barros, Luis Sávio Loureiro da Silveira, e André Felipe Barbosa de Menezes.
Não responsável
Na sessão do TSE, o presidente Alexandre de Moraes esclareceu: “Não é, nunca foi, e continuará não sendo, responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral, distribuir mídias de televisão e rádio e fiscalizar rádio por rádio, no país todo, se as rádios estão ou não, transmitindo as inserções dos candidatos.” (sic)
Negado
A desembargadora Virgínia Gondim Dantas, na Justiça Eleitoral, negou pedido de direito de resposta dos advogados da candidata Raquel Lyra (PSDB) contra uma inserção da coligação PERNAMBUCO NA VEIA, que mostra as ligações entre a tucana e a empresa de ônibus Logo, que pertence a seu pai, o ex-governador João Lyra.
Suplementar
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) foi a Joaquim Nabuco para participar de ato com Charles Batista (Solidariedade), um dos candidatos da eleição suplementar para prefeito a ser disputada no domingo.
Às ruas
Presidente do Partido Liberal em Pernambuco, tendo sido candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2022, Anderson Ferreira, ao lado do irmão, o deputado federal André Ferreira (PL), reeleito com a maior votação no Nordeste para a Câmara Federal, ambos tem atuado como militantes pela reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Anderson tem intensificado a mobilização de aliados, promovido encontros com lideranças evangélicas, conservadoras e da juventude.
Registro
O deputado Danilo Cabral (PSB) encerrou a maratona de visitas a municípios de todas as regiões pernambucanos para agradecer a votação no primeiro turno da disputa estadual. Nessas andanças, a partir das conversas com os prefeitos e lideranças municipais, o parlamentar acredita na ampliação da votação de Luiz Inácio Lula da Silva. No material de divulgação do ex-candidato, não há registro da candidatura de Marília Arraes (SD).