23 de novembro de 2024

Foto: Edson Holanda - PCR.

Compartilhar:

Vinte e quatro criações de “megamurais” integram a lista de projetos aprovados pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife (Seiurb), divulgada nesta terça-feira no Diário Oficial do Município, contemplando artistas e produtores culturais habilitados no primeiro edital voltado para realização de intervenções artísticas nas chamadas “empenas cegas” (fachadas sem aberturas) de edifícios de visibilidade pública na Capital. A previsão é de que os quatro primeiros colocados sejam contratados ainda neste ano e a lista completa está disponível na página da Seiurb na Internet (clique aqui)


Segundo a Seiurb, é o primeiro e único edital público no País elaborado e financiado por uma prefeitura com foco na realização de megamurais. “Vimos nas empenas cegas de edifícios residenciais e comerciais uma ótima oportunidade de manter a cidade mais viva, pulsante e bela através da arte urbana”, diz o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Marcos Toscano. Para ele, a iniciativa pode “valorizar a cena artística e fomentar ainda mais intervenções artísticas de graffiti e muralismo na cidade”.

O tema norteador para as inscrições do edital foi “Recife Cidade da Música”, em que se busca celebrar a vocação da cidade para esta linguagem artística e o ingresso do Recife na Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria música. A lista com a ordem classificatória de proponentes habilitados foi analisada e aprovada pela Comissão Avaliativa com base nos critérios estabelecidos no edital, de análise de portfólio, croqui e da composição da equipe, levando em conta a diversidade de raça/cor, etnia e gênero.


Embora tenha sido aprovada uma lista de 24 projetos, a execução de todos os megamurais não está garantida. Segundo a Seiurb, dependerá da disponibilidade de realização e capacidade técnica de cada proponente e de disponibilidade orçamentária durante o tempo da vigência. O valor a ser pago será de R$ 75 mil, correspondente ao tamanho padrão da empena de 200 a 400 metros quadrados.
A comissão de seleção foi formada por Beatriz Meunier e Raynaia Uchôa, representantes da Seiurb;

Juliana Martins de Oliveira, da Secretaria de Cultura; Nathália Vieira, do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam); Larissa Tollstadius, do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Pernambuco (IAB/PE); e Pedro Stilo e Michelle Monteiro, da cena artística local, selecionados por meio de apoio público.

Caberá um único recurso contra o resultado da seleção, que requer fundamentação e precisa ser entregue no prazo de cinco dias úteis a contar desta quarta (9) na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), situada na Avenida Cais do Apolo, 925, 8º andar, no bairro Recife, Região Centro, no horário de 9h30 às 17 horas, ou pelo e-mail inovacaourbana@recife.pe.gov.br até as 23h59 do último dia do prazo.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Seiurb.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.