Rosana Hessel – Correio Braziliense
O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad confirmou o economista Gabriel Galípolo, ex-presidente do Banco Fator e integrante da equipe de transição, como futuro secretário-executivo da pasta no próximo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A confirmação ocorreu após encontro de Haddad com o presidente do Banco Central, nesta terça-feira (13/12), a jornalistas, na saída da sede da autoridade monetária. “Foi ótima”, disse Haddad sobre a reunião com Campos Neto.
Galípolo é um dos economistas que vêm buscando aproximar o ex-prefeito de São Paulo do mercado financeiro — que, por sua vez, tem se mostrado bastante resistente à escolha de Lula para chefiar a equipe econômica. Ele acompanhou Haddad, hoje, na reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe para tratar de assuntos gerais do funcionamento do ministério.
Aos técnicos da Economia, o ex-prefeito apresentou Galípolo como o seu futuro número 2 e sugeriu uma conversa entre o economista e o secretário-executivo de Guedes, Marcelo Guaranys, para tratarem de assuntos referentes ao cargo.
Este foi o segundo encontro de Haddad com o ministro da Economia desde a confirmação do nome dele como o futuro ministro da Fazenda por Lula, na semana passada. Antes da reunião com técnicos, Guedes e Haddad conversaram a sós por meia hora.
Mais tarde, ainda hoje, está prevista uma entrevista coletiva de Haddad, na sede da transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), para anunciar novos nomes da equipe.