Em entrevista à Rádio Clube AM 720 na manhã desta quarta-feira (04), a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata ao governo do estado, Rachel Lyra (PSDB), teceu diversas críticas à oposição e anunciou o lançamento do site de seu plano de governo, que terá formato colaborativo com seus eleitores através de um site.
Oposição unida
Perguntada sobre o segundo turno, Rachel Lyra (PSDB) falou que não está candidata por projeto pessoal, e defendeu a “alternância de poder”. A tucana disse ainda que o processo eleitoral “É uma maratona, não é uma corrida de tiro curto”.
Sobre o processo eleitoral, a presidente do PSDB disse que a oposição tem um papel fundamental no debate, e reforçou que ainda está muito cedo para pensar em alianças em segundo turno, mas colocou apenas a certeza de que “a oposição está empenhada em tirar o PSB do poder”.
“A história vai dizer como serão construídas essas alianças”, pontuou.
Saúde
A primeira fala da ex-prefeita foi em relação ao recente ocorrido no hospital da restauração na segunda-feira (02), em que uma parte do forro de gesso desabou sob funcionários e pacientes em atendimento, causando diversos transtornos.
“Essa é a realidade no dia a dia de mais de 90% do povo de Pernambuco, que é usuário do sistema público de saúde (…) Não é surpreendente que esse tipo de situação aconteça, pela falta de priorização do atendimento humanizado à nossa gente”, comentou a tucana.
Ainda na pauta da saúde, a pré-candidata disse que o papel do futuro governador é ter “liderança” e criticou a falta de maternidades no estado. Comentando ainda, que a demanda está em seu plano de governo.
“Construímos uma maternidade nova em Caruaru em 5 anos, e inauguramos (…) precisa ter previsibilidade sobre onde as crianças vão nascer, é por isso que a gente propõe 5 grandes maternidades sendo construídas ao longo do Estado de Pernambuco, para poder atender à demanda, e isso já está no meu plano de governo”, ressaltou.
Educação
Sobre educação, Raquel Lyra (PSDB) diz que a maior prioridade para a pasta é a educação de base.
“O estado avançou na política de educação integral no ensino médio, e avançou na retenção do aluno no ensino médio, mas o problema da evasão escolar vem muito antes disso (…) ele se dá na questão da repetência escolar, e também quando uma criança de 11, 12 anos ainda não sabe ler”, opinou.
A pré-candidata tucana também colocou como solução para a educação estadual a inclusão novas creches em todo o estado.
“O Governo do Estado de Pernambuco que criança pequena é problema dele sim, as crianças tem o direito de nascer, tem o direito de ir à creche (…) Nós construiremos creches em Pernambuco, e não há como dizer que isso não é papel do estado, São Paulo já fez, o Governo do Estado do Ceará já fez (…) é política pública prioritária, para a mulher, para a criança e no combate às desigualdades”, colocou.
Para ouvir a entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo: