Por: Osnaldo Moraes/Diario de Pernambuco
A Rede Municipal de Ensino de Petrolina, situado a 712 quilômetros do Recife, no Sertão, amplia para 44% o total de Escolas de Tempo Integral (ETI) funcionando na área rural com três novas unidades funcionando em turno duplo, como outra que entra no mesmo regime na área urbana. Sem citar números, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município informa que estão sendo ampliados os investimentos na Política Municipal de Educação Integral (PMEI) para contribuir com a aprendizagem de estudantes e ofertar ensino de qualidade com atividades que auxiliarão na formação da cidadania.
A novas unidades a disporem de ensino em dois turnos, ampliando o tempo de permanência de estudantes, serão as escolas Rubem Amorim, no bairro São José; Daniel Berg, no Assentamento Água Viva; Camila Branco, na Vila Aparecida; e Terra da Liberdade, no Assentamento Terra da Liberdade. Para o secretário executivo da PMEI, Moisés Almeida, esse modelo de escola garante vantagens à comunidade estudantil.
“Com esse número, teremos um percentual de 44% de ETIs ofertadas no Interior”, diz Moisés Almeida, destacando as perspectivas da melhoria do aprendizado tradicional, no ensino da língua portuguesa, matemática e outros componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Essa modalidade de ensino auxilia no desenvolvimento de um conjunto de habilidades socioemocionais, culturais e esportivas do estudante”, argumenta.
Sem citar o total de unidades da Rede Municipal de Ensino, a Sece Petrolina informa que o município conta com sete escolas com ensino em tempo integral para 2.085 estudantes: Monsenhor Bernardino, Juarez Canejo, São Domingos Sávio, Anézio Leão, Paul Harrys, Miguel Arraes e José Fernandes Coelho. Tratada como “uma das prioridades pela administração municipal”, essas unidades de ensino estariam dotadas de estrutura especial que proporciona aos discentes, oportunidades para aprender e desenvolver práticas, que no futuro contribuirão bastante no planejamento e execução do seu projeto de vida.