Foto: Rafael Vieira/DP

Foto: Rafael Vieira/DP

Compartilhar:

Com o slogan “propostas sim, promessas não”, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao governo do PL apresentou 3 Projetos de Lei como pontapé inicial da campanha.

O candidato Anderson Ferreira (PL), anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (9), os primeiros projetos do seu plano de governo. Na bancada, estavam presentes: Gilson Machado, pré-candidato ao senado da chapa e ex-ministro do Turismo, Sidnei Aires, coordenador de campanha, Michelle Sultanum, que também faz parte da equipe de pré-campanha, Manoel Ferreira (PSC), pai de Anderson e deputado estadual e Joel da Harpa (PL), deputado estadual .

O coordenador de campanha, Sidnei Aires, foi o primeiro a falar, contando que a primeira etapa do plano “Mudar PE” está estruturada em 3 Projetos de Lei (PLs), que serão enviados pela base de Ferreira na Alepe para discussão.

Foto: Rafael Vieira/DP

Congelamento do IPVA

Foi a primeira proposição feita pelo pré-candidato e começaria a valer já a partir de 2023. A intenção é fixar o valor da tabela FIPE, diminuindo o aumento do imposto decorrente da valorização dos veículos usados, o que beneficiaria mais de 3 milhões de proprietários de veículos, segundo Anderson Ferreira.

Vedar a prorrogação do FEEF

Vedar o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) foi a segunda proposta apresentada por Anderson Ferreira (PL). Em vigor até o final de 2022, a medida cobra 10% a mais de ICMS das empresas incluídas nos programas de incentivos fiscais em Pernambuco. Segundo o pré-candidato, vedar o fundo traria mais competitividade e geração de emprego pelo setor industrial, atacadista e ainda, centros de distribuições.

Universalizar a Tarifa Social da Água

A última medida apresentada busca incluir de forma automática a parte da população que tem direito à tarifa social no programa, através do CadÚnico, o que “ampliaria de 98 mil para cerca de 2,3 milhões de famílias beneficiadas”, nas palavras do próprio Anderson Ferreira (PL).

Outros projetos

O postulante à cadeira no Palácio do Campo das Princesas também falou sobre outras pautas, junto à sua equipe.

Quem iniciou com as propostas foi o ex-ministro do turismo, Gilson Machado (PL), que trouxe projetos de campanha sobre segurança pública:

“Temos 15 anos de Pacto Pela Vida e não temos o que comemorar (…) é falta de estratégia e de comando, e a culpa é sim do governo do estado. Rodei o país todo e não vi isso em nenhum outro lugar”, criticou o pré-candidato ao senado.

Gilson Machado também falou sobre a falta de celeridade para o pagamento de cachê dos artistas nos eventos em Pernambuco:

“Sou do setor cultural e temos acompanhado o sofrimento dos artistas em Pernambuco (…) em outros estados você termina o show e já recebe o cachê, aqui tem artistas demorando 6, 7 anos para receber na justiça”, continuou.

O pré-candidato ao senado falou também sobre a criação de um novo polo de irrigação, propondo a captação de água, construção de micro barragens e melhoria na qualidade do trabalho no campo.

“Vamos entrar com propostas completas e realizáveis”, comentou.

Anderson Ferreira (PL) reforçou os 3 pontos principais do seu plano de governo já citados nesta matéria, e falou ainda em “sensibilidade”, para resolver as diversas questões de Pernambuco. O ex-prefeito de Jaboatão também disse que é fundamental facilitar a entrada de novas empresas no estado, como forma de aumentar a competitividade, com a colocação de que “o maior programa social do mundo é o emprego”.

“Temos que começar pelo início: passo a passo, é isso que estou fazendo, nessa construção de um novo projeto para Pernambuco (…) esses Projetos de Lei anunciados aqui hoje são para isso”, ressaltou o pré-candidato.

Anderson falou rapidamente sobre outras questões como a mobilidade urbana, citando o metrô como ponto crucial, a gestão da Compesa, violência e por fim, saúde, dizendo que ainda serão anunciadas soluções mais elaboradas para cada um destes tópicos no decorrer da campanha.

Alianças

Sobre possíveis alianças e fechamento na composição de sua chapa, Anderson Ferreira (PL) evitou adiantar o assunto. “Ainda faltam 3 meses para o prazo final, temos tempo”, afirmou. No entanto, o pré-candidato ressaltou que tem interesse em uma vice mulher e descartou a possibilidade de união com André de Paula. “Já temos definido o senador na nossa chapa e este se chama Gilson Machado”, reforçou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.