27 de abril de 2024

Foto: Divulgação.

Compartilhar:

Com projetos voltados à melhoria da saúde, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) tem se destacado também pelo trabalho desenvolvido pela causa autista. Na última sexta-feira (23), o município de Águas Belas ganhou uma unidade da Casa Azul, um centro com equipe multidisciplinar e especializado em reabilitação para pessoas com espectro autista. O espaço foi inaugurado devido a uma emenda parlamentar destinada pelo deputado.

“É uma conquista muito importante para os autistas e suas famílias, que não precisarão mais sair da cidade em busca de tratamento para os filhos autistas. Sou grata a todos os envolvidos na realização deste sonho. O deputado federal Eduardo da Fonte tem esse olhar de sensibilidade a essa causa. Será o início de uma nova história, pois teremos em nossa cidade todo o tratamento que nossos filhos tanto necessitam”, agradeceu Erinalda Tenório, mãe da Emanuelly Soffia, 6 anos de idade, assistida pela Casa Azul.

A Casa Azul ofertará atendimento terapêutico nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia, além de ter a possibilidade de ampliar outros atendimentos terapêuticos como Psicomotricidade Relacional e atendimento psicológico para as famílias. 

“É com muita alegria que anunciamos essa excelente notícia que é a inauguração da Casa Azul de Águas Belas. Conhecemos o projeto e podemos acompanhar a importância e relevância na vida das pessoas com o espectro autista e de seus familiares. Nosso trabalho continua para tornamos Pernambuco referência nacional na saúde, com atendimento especializado, eficaz e de forma rápida, profissional e gratuita”, afirmou Eduardo da Fonte.
De acordo com deputado, o objetivo é expandir a Casa Azul para outros municípios de Pernambuco, como Recife (Ofício 543/22), Sirinhaém, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, entre outros.
No histórico de atuação do parlamentar pela melhoria e desenvolvimento da saúde está, por exemplo, a obrigatoriedade de cobertura dos planos de saúde a pessoas autistas e com doenças raras (PL 1556/22), o que garante atendimento prescrito pelo médico. Uma conquista importante consolidada com a queda do rol taxativo da lista da ANS que serve como referência para atendimento dos planos de saúde. 
Outra bandeira do deputado é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ofício 003/22) e a fiscalização da emissão da carteirinha (Req. 168/22). Um anseio das famílias de pessoas com transtorno do espectro autista. Além de facilitar o acesso aos direitos, o documento garante atendimento prioritário nos postos de saúde, na fila de espera do SUS, na obtenção de passes livres e outros benefícios. 
O deputado também defendeu prioridade para os autistas na vacinação contra covid-19. Encaminhou a solicitação ao Governo de Pernambuco e a diversos prefeitos, além da Defensoria Pública (Ofício 136/21) e do Ministério da Saúde (Ofício 137/21). Cabe ainda registrar a defesa da criação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde a serem realizadas em benefício das pessoas com autismo (Ofício 304/22).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.