Foto : Chico Bezerra/ PMJG

Compartilhar:

A Prefeitura de Jaboatão através da Secretaria de Educação realizou a primeira edição do “Programa Prefeito Por Um Dia” nesta terça-feira (10). Um novo “prefeito” tomou posse no Jaboatão dos Guararapes, nomeando todos os seus “secretários” municipais. A gestão, sob comando do estudante Gabriel da Silva, chegou cheia de ideias, curiosidades e propostas. O objetivo do projeto é ampliar debates sobre o protagonismo infantojuvenil e estimular os jovens a despertarem para a possibilidade de exercerem papeis de liderança.

Gabriel da Silva, 17 anos, e Ingrid Victoria da Silva, 13, foram eleitos como prefeito e vice, respectivamente, pelos 56 líderes gremistas da rede municipal (de 11 a 17 anos), que tomaram posse em setembro e escolheram seus secretários. Recebidos pelo prefeito Mano Medeiros (PL), os jovens conheceram o funcionamento e a estrutura do Complexo Administrativo da Prefeitura, . Em seguida, cada um passou o dia com o responsável por sua área, vivenciando a rotina de cada setor.

O programa foi ideia do próprio Mano Medeiros. “Acho muito importante os jovens terem esse momento de cidadania e vivência política. Afinal, a transformação na vida das pessoas passa pela política. E é isso que nos dá energia para continuar. Cada vida transformada é um novo ânimo. Quem sabe dessa iniciativa não faça sair daqui novos líderes para o município, estado, País?”, declarou Mano ao empossar Gabriel da Silva.

Aluno da Escola Municipal Cláudio Agrício, ele quer ser médico, mas não descarta entrar no ramo. “Ser político é visar o bem de todas as pessoas, de todas as classes sociais”, observou, com postura de líder, salientando que a profissão é muito importante e precisa ser vista com outros olhos.

Gabriel acompanhou Mano Medeiros na visita à obra de pavimentação e drenagem da Rua Boa Vista, no Jardim Jordão, junto com o secretário de Infraestrutura, Daniel Nascimento, e o estudante que vivenciou esse papel, Caio Israel da Silva, da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga. De lá, eles seguiram para a Cooperativa de Coleta Seletiva do Jaboatão, programa reconhecido internacionalmente com prêmio da Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2019. Durante a visita, puderam conversar com catadores que atuavam em lixões e hoje trabalham de forma organizada, ganhando cinco, seis vezes mais do que antes, em ambiente limpo e estruturado.

Enquanto isso, os “secretários por um dia” descobriam os desafios de cada área. Eloá Luanda Ferreira, 14, aluna da Escola Municipal Iraci Rodovalho, decidiu que quer ser controladora pública. “Eu já sabia que queria fazer Direito e quando vi as funções da Controladoria do município, pensei: é isso, tem tudo a ver comigo. Faz sentido. Acendeu a chama, sabe?”, disse ela.

Maria Clara, 12, a “secretária de Administração”, disse ter ficado encantada com “a amizade” entre todos, independentemente do cargo, afirmou também ter gostado muito dos gestores. Alguns acharam bem interessante com a sala de videomonitoramento das escolas, postos de saúde e frota, outros com a sala de tecnologia de informação, e todos disseram estar surpresos com a quantidade de tarefas de um gestor público. A timidez inicial de muitos deu espaço para a curiosidade em aprender mais sobre diversos temas.

Os estudantes também tiveram contato com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Adeildo da Igreja, e trocaram ideia sobre vivenciar a mesma experiência no Legislativo. Todos almoçaram juntos e depois os estudantes se reuniram, conversaram sobre a experiência de cada um e discutiram propostas que foram apresentadas ao município, voltadas para as áreas de saúde mental, assistência social, acessibilidade, campanhas educativas e capacitação. “A questão do cuidado com a saúde mental é muito importante, pois se agravou durante a pandemia, inclusive entre os estudantes. A depressão pós-parto também tem sido muito comum, é nossa principal pauta”, destacou Gabriel.

O prefeito Mano Medeiros disse que as propostas estão em sintonia com as discussões da gestão (estando em curso, inclusive, a elaboração de um programa para a saúde mental) e se emocionou ao apresentar João, de 8 anos, filho de uma funcionária, que levantou seu astral em um difícil momento que enfrentou, com a tragédia provocada pelas chuvas, quando lhe perguntou: Eu posso ser prefeito por um dia? “Aquela frase me animou e não saiu da minha cabeça, então decidimos estruturar o programa”, revelou.

A secretária de Educação, Ivaneide Dantas, também ficou muito emocionada e declarou o orgulho da rede que está sendo formada. “É preciso desmistificar o espaço de poder. Todos podem chegar lá”, salientou.

Os estudantes mostraram interesse em continuar interagindo com o município e acionar outros alunos para conhecer programas como o de reciclagem. Todos receberam certificado de nomeação e Gabriel chegou a despachar decretos e projetos de lei com Mano Medeiros, sempre com muitos questionamentos. O líder estudantil parabenizou a coragem de sua equipe em participar da experiência e pelas diversas ideias discutidas e aprendizagem.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.