Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco

Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco

Compartilhar:

Coluna Diario Político dia 15/11/2022

O governador Paulo Câmara participou ontem da abertura da 38ª Feira Internacional de Havana, em Cuba. O evento reúne representantes de 62 países e é a maior feira empresarial da América Central e Caribe. Representando também o Consórcio Nordeste, Paulo Câmara esteve com o presidente cubano Miguel Diáz-Canel e discutiu oportunidades de intensificar as exportações de produtos nordestinos, via Porto de Suape. “Suape é uma grande alternativa ao sul do Canal do Panamá para que os países do Caribe e América Central tenham acesso aos produtos brasileiros. Apresentamos nosso porto e as demais oportunidades da Região Nordeste aos participantes da feira”, afirmou o governador. Paulo Câmara também visitou os stands de empresas pernambucanas ou que possuem operações no Estado, como a Pamesa, Tramontina, Ambev e Souza Cruz. O governador estava acompanhado pela secretária de Turismo de Pernambuco, Milu Megale, pelo secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, além do embaixador do Brasil em Cuba, Roberto Colin e representantes dos demais estados nordestinos.

Expectativas I

Discussões sobre a gestão pública nos Estados estiveram no foco da programação da 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos, Unale. O cenário para os próximos quatro anos foi analisado por alguns governadores eleitos: de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou que é hora de buscar apoios para realizar um trabalho comprometido com os que mais necessitam, e que a Assembleia Legislativa será grande parceira nisso.

Expectativas II

Para Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, de forma simples e eficaz é o segredo da boa gestão. Segundo ele, é preciso ‘enxugar’ a máquina pública e reduzir ao máximo as mordomias e investir pesado em educação, saúde e segurança. Já Ronaldo Caiado (UB), governador de Goiás, apontou como maior desafio romper com o ciclo da pobreza e disse que é necessário buscar apoio no Parlamento estadual para conseguir executar as políticas públicas necessárias, com foco nos mais vulneráveis. Para Eduardo Leite (PSDB-RS), reduzir a desigualdade econômica e social deve ser sempre a motivação do político no Brasil.

Na equipe

A primeira senadora eleita em Pernambuco, Teresa Leitão (PT), foi escolhida para integrar a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área de educação. Professora, pedagoga e sindicalista na área, a pernambucana abre caminhos para uma eventual participação no ‘primeiro escalão’ na gestão que se inicia em 2023.

Entregas

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou que a Prefeitura vai oferecer, para o calendário escolar de 2023, 2 mil novas vagas em creches. Isso significa um incremento de cerca de 30% no volume atual, que é de 6,5 mil vagas. O número demonstra que o município caminha para a realização de um dos compromissos de campanha de duplicar o número total de vagas nesses equipamentos dedicados à primeira infância até o fim de 2024.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.