28 de abril de 2024
Foto: Rafael Vieira/DP

Foto: Rafael Vieira/DP

Compartilhar:

Por: Elizabeth Souza

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se reuniu, na tarde desta quinta-feira, com presidentes de comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro ocorreu em um almoço oferecido pela tucana no Palácio do Campo das Princesas com o intuito de discutir projetos do governo, dentre eles a reforma administrativa. “Será aprovada com tranquilidade”, disse o deputado estadual e presidente da Comissão de Finanças, Aluísio Lessa (PSB), que participou do momento. De acordo com o parlamentar, outro assunto mencionado foi o decreto estadual 54.393, que tem causado controvérsia nos últimos dias. “Ela reconheceu o equívoco”, informou Lessa.

Mencionado rapidamente pela governadora, o decreto 54.393, também foi pautado durante o almoço na sede do governo. O documento tem gerado polêmicas nos últimos dias por, entre outras coisas, decretar a exoneração imediata de cargos comissionados e o retorno de servidores emprestados pelo  governo a outros órgãos. Instituições como o Tribunal de Contas (TCE-PE) e sindicatos se posicionaram contra a decisão da governadora.

“De fato isso causa apreensão por causa de serviços essenciais que podem ficar comprometidos”, avaliou o deputado Aluísio Lessa em entrevista ao Diario. Ele também informou que durante o almoço Raquel reconheceu o “equívoco” cometido.   “Hoje ela reconheceu que se precipitou, que poderia ter feito um decreto menos impactante, é por isso que algumas coisas já foram corrigidas, disse o parlamentar.  “Ela inclusive teve humildade para dizer que foi um erro, um equívoco, mas nada que não possa ser corrigido”.

Reunião 

Com o intuito de conseguir bom trânsito na Alepe, Raquel Lyra convidou para o almoço, realizado nesta quinta-feira, os presidentes das três principais comissões da Casa, por onde seus projetos passarão. Foram eles: Aluísio Lessa, presidente da Comissão de Finanças; Administração Pública; Antônio Moraes (PP); e Constituição, Legislação e Justiça; Waldemar Borges (PSB), representado pelo vice-presidente da comissão o deputado Tony Gel (PSB). Além deles, marcaram presença o presidente da Casa, o deputado, Eriberto Medeiros (PSB); e os líderes da oposição e do governo, os deputados Antônio Coelho e Isaltino Nascimento.

Para Aluísio Lessa, a reforma administrativa do governo Raquel Lyra não enfrentará dificuldades para ser aprovada na Alepe, tendo em vista que o novo formato do secretariado não causará “impactos financeiros”. “Houve mudanças em nomenclaturas, fusão de uma secretaria com a outra, desmembramentos de algumas, mas não foram criadas novas secretarias”, explicou o parlamentar. “Não tem questionamento do ponto de vista de impacto financeiro”, continuou. Apesar dos sinais positivos, ainda não há previsão de quando a reforma será aprovada já que ainda não foi enviada à Alepe.

A administração de Fernando de Noronha também foi outro assunto debatido durante a reunião. Escolhida por Raquel Lyra, Thallyta Figueirôa será a primeira mulher a ocupar o cargo de administradora da ilha.  Antes, Thallyta passará por uma sabatina na Assembleia Legislativa. Para dar continuidade aos diálogos iniciados hoje, Raquel Lyra realizará, na manhã desta sexta-feira, uma reunião com todos os deputados da Casa de Joaquim Nabuco. Os secretários da Fazenda e da Administração também estarão presentes.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.