Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 03/02/2023

Está programado para hoje o afundamento do casco do ex-Navio Aeródromo “São Paulo”.
O Ministério da Defesa, a Advocacia-Geral da União e a Marinha do Brasil informam que: “Diante dos fatos apresentados e do crescente risco que envolve a tarefa de reboque, em virtude da deterioração das condições de flutuabilidade do casco e da inevitabilidade de afundamento espontâneo/não controlado, não é possível adotar outra conduta que não o alijamento do casco, por meio do afundamento planejado e controlado.” A ação do afundamento vai ser operada por diversos profissionais com extrema capacidade técnica. Mergulhadores da MB vão colocar explosivos que serão utilizados para acelerar o processo. O antigo porta-aviões francês está em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), a 350 km da costa brasileira e com profundidade aproximada de 5 mil metros. A referida área, selecionada com base em estudo conduzido pelo Centro de Hidrografia da Marinha, foi considerada a mais segura para as condições de severa degradação do casco. A embarcação segue acompanhada pelo Navio de Apoio Oceânico “Purus” e a Fragata “União”, ambos da MB.

Competências

O Ministério da Defesa, a Advocacia-Geral da União e a Marinha do Brasil informam que, as medidas administrativas referidas ao desmanche ambientalmente sustentável, desde o início, foram tratadas de maneira compartilhada entre a Marinha do Brasil (MB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Advocacia-Geral da União (AGU), no exercício de suas competências específicas.

Na ilha

A nova administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, acompanhou a recepção dos alunos na volta às aulas. O ano letivo teve início tanto para as crianças de 4 meses até 5 anos e meio, do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Bem-Me-Quer, como para os alunos da Escola de Referência e Ensino Fundamental e Médio (Erem), da Escola Arquipélago.

Novo ciclo

Declaração de Eriberto Medeiros (PSB), ao assumir a cadeira de deputado federal em Brasília: “Neste novo ciclo, coloco meu mandato como instrumento de transformação, pra melhorar a vida das pessoas. (…) Encerramos um período de muito trabalho e realizações, onde tive a honra de ser vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, assumir o Governo algumas vezes e prestar nosso serviço à população com muita dedicação.

Contradições

Em depoimento à Polícia Federal, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que usou uma “metáfora” quando disse que “todo mundo” tinha uma minuta do golpe em casa. Já o senador Marcos do Val (Podemos-ES) revelou versões com detalhes contraditórios sobre um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) em que foi proposto ao senador um plano golpista.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.