30 de abril de 2024

Divulgação/Lucas Rezende /SES-PE

Compartilhar:

Um novo grupo prioritário poderá tomar a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 nas salas de vacina da Secretaria de Saúde do Paulista. É que o Ministério da Saúde (MS) publicou, na última sexta-feira (31.03), uma nota técnica na qual foram incluídas pessoas com comorbidade a partir dos 12 a 59 anos de idade  (exceto imunocomprometidos já contemplados), considerando a recomendação Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como a disponibilidade de doses da vacina bivalente. 
A recomendação é de que, para tomar uma dose da vacina COVID-19 bivalente do fabricante Pfizer, é preciso que as pessoas elencadas no grupo de comorbidades tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes é de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário. Não é preciso agendar e a imunização pode ser feita nas mesmas unidades onde já acontece a vacinação contra o coronavírus
De acordo com o documento do MS, os grupos prioritários inclui comorbidades como: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica.
Locais de vacinação contra a Covid-19 em Paulista
Nesta semana, a vacinação ocorrerá de segunda a quarta, das 8h às 16h (nas unidades de saúde previstas no cronograma semanal) e das 9h às 16h, no Polo Itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, que fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, ao lado do Campo da Aviação, em Maranguape I. O serviço não funcionará na próxima quinta e na sexta-feira (6 e 7.4). 
Documentação para a bivalente
É necessário estar atento para a documentação necessária, que são: Documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), laudo (pessoas imunocomprometidas), comprovante de residência e cartões de vacina das doses anteriores, para o acompanhamento das pessoas vacinadas e evitar duplicidade de vacinação. De acordo com a nota do MS, para este novo grupo prioritário, não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.