28 de abril de 2024
Compartilhar:

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), comprometeu-se em dar celeridade ao projeto apresentado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para garantir investimentos no estado. A chefe do Executivo solicitou à Alepe autorização para captação de empréstimo, com garantia da União, na ordem de R$ 3, 4 bilhões. Os recursos são destinados às áreas de segurança pública, saúde, estradas e saneamento. Os empréstimos serão feitos junto às instituições: Banco Internacional para a Reconstrução do Desenvolvimento (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com o presidente Álvaro Porto, a atitude da governadora em apresentar pessoalmente aos deputados e explicar a necessidade do pedido de urgência na tramitação é vista como uma atitude muito positiva não só para o parlamento, mas para o governo do estado. “A vinda da governadora é a confirmação do fortalecimento do diálogo entre os poderes. A governadora veio aqui na semana passada (apresentar o diagnóstico da situação de Pernambuco) e agora volta à Casa. Esse diálogo vai estreitar cada vez mais os dois poderes”, disse.

Transnordestina I
A Consultoria Legislativa da Alepe (Consuleg) concluiu um estudo sobre a situação da ferrovia Transnordestina abordando a contextualização das obras e encaminhamentos a serem adotados pela Frente Parlamentar que trata do tema na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O documento foi apresentado na reunião do colegiado que tem o deputado João Paulo (PT) como coordenador.

Transnordestina II
Dados como o aporte financeiro já destinado à ferrovia – algo em torno de R$ 6 bilhões – composição do traçado original e alterações adotadas, entre outras informações, constam no estudo de 22 páginas elaborado pela Consuleg. A partir da apresentação do documento, a Frente Parlamentar seguirá um calendário de ações com uma primeira agenda prevista para 15 de maio que será a apresentação do impacto econômico da exclusão de Pernambuco da Transnordestina e possibilidades de construção do ramal Salgueiro-Suape.

Duplicação
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) comemorou a confirmação da duplicação da Refinaria Abreu e Lima, no Porto de Suape, em Ipojuca, anunciada pelo conselho de administração da Petrobras. Segundo o parlamentar, o projeto é importante para Pernambuco e para o Brasil, e que teria saído do papel após luta de seu partido, que há mais de um ano vinha tratando o assunto com a cúpula da estatal.

Transporte intermunicipal
A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) reuniu-se com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, para discutir a situação do transporte intermunicipal no estado. Ela afirmou que os usuários “têm se queixado com frequência do serviço ofertado”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.