28 de abril de 2024
Compartilhar:

Bomba
Caiu como uma bomba a divulgação de gravações de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, exibidos pela CNN, mostrando que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias e outros oficiais do GSI estavam circulando pelo edifício em meio à invasão dos extremistas no dia 8 de janeiro. Nas imagens é possível notar que Dias estaria interagindo e orientando os criminosos. O general que era esperado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados apresentou um atestado médico justificando a ausência dele. Em seguida, com a repercussão negativa da veiculação, o ex-ministro, se demitiu. Na sequência, um grupo de deputados federais anunciou que vai protocolar na PGR (Procuradoria-Geral da República) um pedido de prisão preventiva do general Gonçalves Dias. Diante desses registros agora divulgados, a iminente instalação de uma CPMI ganha força.

Limites municipais
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pelo deputado estadual José Patriota (PSB), realizou, no Auditório Sérgio Guerra. Audiência Pública com prefeituras de todo o estado para discutir limites municipais. É a primeira vez que a Alepe discute esse tema. Vinte e cinco ajustes entre municípios foram tratados na atividade que contou com a participação da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Prefeitos, prefeitas e representantes de 20 municípios participaram da audiência.

Outro passo I
Foi dado mais um passo para a liberação das operações de crédito pleiteadas pela Prefeitura do Recife junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por unanimidade, com 63 votos favoráveis, o Senado Federal autorizou a capital pernambucana a captar R$ 2 bilhões em recursos, que devem ser investidos em infraestrutura e habitabilidade em 40 comunidades de baixa renda.

Outro passo II
A aprovação em plenário ocorreu um dia após a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa Alta dar aval ao projeto. Com o apoio do Congresso, a etapa final será a assinatura do contrato pelo BID, com previsão para ocorrer no próximo mês de maio, em Washington, nos Estados Unidos.

Ensino técnico
O deputado federal, Pedro Campos (PSB) assumiu a coordenação sobre o Ensino Técnico da Frente Parlamentar de Educação. “A ampliação do acesso à educação profissional no país em consonância com os arranjos produtivos locais será uma temática abordada em amplo debate, que irá convergir especialistas da área, corpo docente e discente de instituições de ensino, sociedade civil e empresários.” Declarou o parlamentar.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.