Se você tá lendo este post, certamente já viu os novos layouts do Pernambuco.com e do Diariodepernambuco.com.br (se ainda não, vale a pena conferir). O trabalho foi pesado, mas os portais ficaram mais leves, bonitos e, principalmente, funcionais. Essa nova cara, porém, é apenas o aspecto mais visível e recente de um processo de mudança gradual, amplo e contínuo por que passa a redação do jornal mais antigo em circulação na América Latina.
O processo de convergência no Diario de Pernambuco iniciou-se de forma efetiva em agosto de 2008 com a integração das redações do portal e do jornal impresso. Com a fusão, a redação passou a trabalhar em um mesmo espaço físico, sob um mesmo comando editorial e com uma infraestrutura tecnológica comum. Tudo com o objetivo de fornecer conteúdo para diversas plataformas mediante uma única unidade de produção.
São mudanças profundas na maneira de pensar, processar, organizar e distribuir a notícia. Com idas e vindas, acertos e erros estamos trabalhando duro para fazer um jornal diferente: no papel, na internet, no celular, no tablet ou em qualquer outro lugar onde o leitor possa querer receber a notícia. Acho também que precisamos comunicar mais e melhor o que vem acontecendo na redação. Compartilhar conceitos que são discutidos nos bastidores do jornalismo, nas reuniões de pauta e mesmo nos corredores do jornal. Aproximar quem faz e quem recebe as notícias. Derrubar paredes. Construir pontes.
Por isso, colocamos o blog no ar. Propomos uma via de mão dupla com vocês. Queremos contar histórias e, principalmente, ouvi-las. Mande a sua. Comente, pergunte e opine.