O passo a passo de uma campanha de sucesso

mar 31, 2014 Sem comentários por

As discussões para a elaboração da Primeira Página do Diario de Pernambuco de 28 de março de 2014 começaram às 18 horas, no centro da Redação, entre os editores-executivos Humberto Santos, Paula Losada e Lydia Barros. A preocupação era única: como apresentar para o leitor o resultado da pesquisa chocante do Ipea? A editora-assistente de […]

Sem categoria Leia mais

Ensaio sobre a sombrinha

jul 04, 2013 Sem comentários por

A greve de ônibus jogou milhares de pessoas nas ruas caminhando para voltar para casa. A chuva fez com que os caminhantes abrissem seus  guarda-chuvas e sombrinhas multicores. Com uma luz especial, o fotógrafo do Diario de Pernambuco Bernardo Dantas registrou esses momentos de fria beleza.

Destaque_capa, Fotos Leia mais

O jornalismo e o insustentável marketing multinível

jun 13, 2013 1 comentário por

Quanto maior a remuneração oferecida ao capital investido, maior o risco do negócio. Por isso, a tradicional e segura caderneta de poupança paga menos aos seus investidores do que, por exemplo, um arrojado fundo imobiliário ou uma atraente carteira de ações. A relação inversamente proporcional entre risco e ganho é um princípio que norteia o […]

Destaque_capa, Sem categoria Leia mais

Balanço das capas do Diario de Pernambuco – Abril/2013

mai 06, 2013 Sem comentários

Em abril, as manchetes do Diario de Pernambuco foram bem distribuídas em relação aos assuntos abordados. Com a reta final do Campeonato Pernambucano, o futebol acabou predominando com cinco destaques, sempre nas segundas-feiras. Mobilidade (3), Comissão da Verdade (3) e o atentado em Boston (2) também foram destaques na capa do jornal. Veja a lista […]

Leia mais

Balanço das capas do Diario de Pernambuco – Março/2013

abr 05, 2013 Sem comentários

O assunto predominante nas manchetes de março do Diario de Pernambuco foi a mobilidade. Por conta da sua relevância para a cidade, o tema está sempre presente nas edições do Diario. Em março, com a implantação das ciclofaixas móveis, ganhou ainda mais visibilidade e foi destaque em seis primeiras páginas. O futebol, com o campeonato […]

Leia mais

Washington Post vai fechar parte do conteúdo digital

mar 26, 2013 Sem comentários

Entre os vários dados preocupantes para o mercado jornalístico norte-americano (e por tabela para o resto do mundo) levantados pelo relatório “O estado da mídia em 2013“, um estudo anual divulgado pelo Projeto de Excelência em Jornalismo do Centro de Pesquisa Pew e já abordado aqui no blog, um traz consequências imediatas: “a queda da […]

Leia mais

Jornais dos EUA investem menos e perdem leitores

mar 19, 2013 Sem comentários

Dados apresentados pelo relatório “O estado da mídia em 2013“, um estudo anual divulgado pelo Projeto de Excelência em Jornalismo do Centro de Pesquisa Pew, trouxe alguns dados importantes sobre o mercado jornalístico norte-americano. A Folha de S. Paulo publicou uma matéria mais detalhada sobre o assunto. No blog, selecionei alguns pontos relevantes: – As […]

Leia mais

E-book sobre webjornalismo

mar 13, 2013 Sem comentários

O 5º Fórum Internacional de Jornalismo Digital, realizado na Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, discutiu assuntos que estão na pauta dos debates travados nas redações. Entre outros temas, foram abordados novas formas de narrativas, redes sociais e viralidade, interatividade, experiências com jornalismo cidadão, ciberculturas e televisão digital. Como resultado do Fórum, foi lançado o […]

Leia mais

Balanço das capas do Diario de Pernambuco – Fevereiro/2013

mar 11, 2013 Sem comentários

Três assuntos, de maneira geral, dominaram o noticiário de fevereiro e influenciaram as primeiras páginas do Diario de Pernambuco: carnaval, futebol e a renúncia do papa Bento XVI. Os três temas juntos renderam manchetes em metade das 28 edições do mês. No caso do futebol, os fatos foram além do campo de jogo e, em […]

Leia mais

Uma manchete sem palavras

mar 06, 2013 1 comentário

A morte de Hugo Chávez foi manchete em jornais do mundo todo. Sabíamos que isso aconteceria quando estávamos planejando a capa do Diario. O desafio da equipe da primeira página era grande: tentar ser diferente no meio de milhares de veículos abordando o mesmo assunto. Como manchetar algo que já havia saturado os noticiários da […]

Leia mais