Fotos e artes à espera das palavras. Esta imagem revela parte do processo de composição da capa de um jornal. Mas a verdade é que este processo não é rígido ou mecânico. Pelo menos aqui no Diario, não seguimos um passo a passo pré-estabelecido. Na capa desta quinta-feira, a concepção da imagem do prefeito João Costa com o espaço para o texto passando como uma tarja pela sua boca foi consolidada antes de definirmos qual seria a manchete em si. Muitas vezes, acontece o contrário e chegamos com a manchete pronta antes mesmo de iniciarmos o desenho da página.

Deixar este processo em aberto diariamente é a única forma de buscarmos o equilíbrio entre texto, fotografias e artes e – principalmente – abrir um espaço para valorizar ao máximo o que temos de melhor no dia. Isto tudo, claro, considerado a escala de importância dos fatos que, no fundo, funciona como a pilastra de sustentação de todo o trabalho.

Antes de finalizar o post, só uma curiosidade: Qual seria a sua manchete para este espaço? Lembrando que, neste caso, não dá para ir além dos 18 caracteres.