A cada domingo, o leitor do Diario de Pernambuco ganha, em uma página, um resumo ilustrado do que foi notícia ao longo da semana anterior. Por ser um jornal maior e com mais leitores dos que os assinantes habituais nos seis dias anteriores, é uma forma de manter uma conexão sólida e histórica em tempos de notícias cada vez mais efêmeras. A escolha dos assuntos é feita pelo editor executivo Sérgio Miguel. A indicação da foto da semana fica a cargo do editor de fotografia Heitor Cunha e a charge e a capa mais marcantes são determinadas pelo editor de arte Christiano Mascaro. “A Semana” propositalmente parece uma página de internet, com textos pequenos e muitas imagens, mas o conceito de um resumo dos melhores – e piores – momentos é bem mais antigo.

Na edição de 9 de setembro, o Diario iniciou a publicação de um “Retrospecto Semanal”. A novidade ocupou a parte central da capa neste dia, com uma introdução que explicava melhor a intenção do jornal com este serviço: “Algumas gazetas dos paízes mais adiantados costumam publicar ao domingo um numero em que se lê resumidamente os factos mais notaveis ocorridos durante a semana anterior. Infelizmente a deficiencia de novidades em nossa terra ainda não nos permite imittar essa herança civilizadora; mas com tudo, sob a rubrica Restrospecto Semanal temos resolvido dar todas as segundas-feiras um rapido bosquejo não só das ocorrências já publicadas como também daquillo que houver escapado. Seremos escrupulosos na exposição dos factos e procuraremos ser justos na critica que lhes fizermos. Entretanto se uma ou outra ocorrencia for inexactamente referida, não teremos duvida em rectifica-la na segunda-feira immediata”. No primeiro retrospecto, os destaques foram notícias de jornais da Europa e as conseqüências de um desmoronamento de uma casa de dois andares entre as ruas Nova e Camboa do Carmo.

Na segunda metade do século XIX, o Diario de Pernambuco assegurava sua posição como um dos maiores jornais brasileiros, não ficando a dever em relação aos seus concorrentes na Corte. Novas mudanças foram implementadas no seu projeto gráfico para garantir a satisfação dos assinantes, que não estão restritos apenas à capital pernambucana. A logomarca do jornal sofreu nova alteração, desta vez incorporando o brasão ao nome da publicação. As notícias passaram a ser editadas em seis colunas, com material distribuído entre seções definidas para figurar na capa: “Parte Official”, “Exterior”, “Interior” (neste caso, englobando notícias inclusive do Rio de Janeiro)”, “Pernambuco” e “Diario de Pernambuco”. Esta última seção servia para o jornal se comunicar diretamente com os leitores ou posicionar-se em relação a algum tema de interesse coletivo. Dia a dia, semana a semana.