O Diario cravou na manchete desta quinta-feira que Geraldo Júlio (PSB) seria o candidato de Eduardo Campos para disputar  a Prefeitura do Recife. Pela manhã, devido às idas e vindas do complicado processo eleitoral na capital pernambucana, teve muita gente que achou, no mínimo,
“ousada” a capa do jornal. No dia anterior, no processo de apuração das notícias,  não havia nada de oficial a respeito. O governador poderia até se encontrar com ex-presidente Lula no Rio de Janeiro e voltar atrás da decisão de lançar candidato próprio em outubro. As horas passavam e o “fechamento” do jornal se aproximava. Muitas fontes foram ouvidas até que o cenário ficasse claro: dentre as quatro opções que o governador dispunha, o indicado seria Geraldo Júlio. Antecipar-se em mais de 24 horas da decisão oficial do PSB com uma manchete de Política seria extremamente arriscado. Uma “barriga”, notícia sem fundamento, poderia ser o resultado. Mas a aposta foi feita, com o aval da diretoria de redação. A credibilidade da cobertura seria colocada à prova e jornal impresso não se volta atrás. Na noite desta quinta-feira, o PSB  divulgou uma carta confirmando o nome de Geraldo como candidato  do partido. Bingo! A aposta estava correta.

Neste caso,  esqueça qualquer relação com a sorte (que sempre é muito bem-vinda, não vamos negar, num trabalho de cobertura jornalística). Vale dizer aqui que a aposta pode ter sido “ousada”,  mas foi baseada em fatos concretos, informações  seguras, checadas e confirmadas. Um trabalho coletivo feito pela equipe de Política. Trabalho que, por sinal, não se resume às matérias de hoje. A cobertura da sucessão municipal vem sendo exemplar. Méritos ao time comandado pelo editor Suetoni Souto Maior, que está curtindo merecidas férias, assim como o editor do Blog de Política Josué Nogueira.

O acerto da cobertura  vai para a conta dos editores assistentes Andrea Pinheiro e Kauê Diniz, da colunista Marisa Gibson, dos repórteres Aline Moura, Ana Luiza Machado, Cláudia Eloi, Júlia Schiaffarino, Rosália Rangel e Tércio Amaral, além dos estagiários Maria Eduarda Bione, Rebeca Buarque, Rebeca Silva e  e Tauan Saturnino. Todos listados por ordem alfabética. Nesta cobertura específica, a editoria contou ainda com o luxuoso apoio de Cecília Ramos e Tatiana Sotero, do blog de João Alberto,  de Jailson da Paz, repórter de Vida Urbana que está na Rio+20 e que tentou falar com Eduardo, e dos repórteres especiais Vandeck Santiago e Silvia Bessa. Todos vão dormir nesta noite melhor do que ontem. Um justo sono merecido.