Mais uma da seção “Capas que fizeram sucesso”. E essa aqui fez muito. Simplesmente ganhou o “Best of Newspaper Design”, prêmio concedido pela Society for News Design, uma espécie de Oscar do jornalismo gráfico mundial. Outras páginas do Diario de Pernambuco já conquistaram o prêmio também. Mas esse é uma assunto para outros posts.
No caso em questão, tudo começou quando o editor de arte Christiano Mascaro recebeu a missão de ilustrar uma reportagens que tratava do apetite sexual dos brasileiros. O assunto seria destaque na edição do dia 18 de setembro de 2005 do Caderno de Domingo (a revista Aurora da época). O desafio era tratar a questão sem ser grosseiro, apelativo ou cair em chavões e lugares-comuns. Surpreender o leitor com elegância e criatividade.
A solução encontrada foi brilhante: espalhar maçãs mordidas pela página, variando o tamanho das frutas e a intensidade das dentadas. Perfeito! Para produzir o material, foi escalado Phelipe Rodrigues (hoje editor-assistente da Aurora e responsável pelas incríveis produções de moda da revista). Coube a Phelipe comprar dezenas de maçãs e morder, uma por uma, as frutas. Em certo ponto da tarefa, nosso produtor precisou da ajuda do famintos de plantão na redação e o trabalho, claro, acabou em farra. Valeu a pena. O resultado ficou sensacional.
Adorei saber do making of de todo mundo mordendo as maçãs na redação. Imagino a farra. Haha! Ah, e a capa ficou muito bacana. Mascaro arrasou. 🙂