Após a última reforma gráfica do Diario, a capa mudou radicalmente. Seguindo a tendência mundial e com muita criatividade, o editor de arte Christiano Mascaro deu uma “nova cara” ao jornal. Menos chamadas e um visual mais clean. A página dois, reservada para últimas notícias, bem como a página 3, antes o abre de política, ganharam novo desenho e função. Além de abrigar as últimas notícias, elas passaram a funcionar como uma espécie de índice do jornal, bem como da internet. Abriu-se espaço para as chamadas que não foram contempladas na capa, bem como blogs e charge. A ideia vem funcionando. O trabalho não é fácil. Exige cuidado na edição e rapidez na execução, já que muitas chamadas dependem do término das matérias dentro do deadline. Os editores da primeira página contam com a ajuda da estagiária Érica de Paula para que tudo saia perfeito.
Na foto acima, por exemplo, vocês veem Érica trabalhando na página dois desta sexta-feira, e a chamada principal seria sobre a Festa do Carmo (percebam a foto da igreja na tela do computador). Mas como em jornalismo tudo é dinâmico, mudanças acontecem. Enquanto a primeira página era desenhada, os editores receberam uma boa foto sobre os sinos do Carmo, mesma matéria, e resolveram chamá-la na capa. Mais trabalho para Érica, que teve que correr para mudar tudo. A opção foi uma foto de Nana Caymmi e chamada para o show dela na capital, matéria do caderno Divirta-se que acabou ficando fora da primeira, mas merecia destaque. Tudo isso correndo contra o tempo. Veja a mudança sendo feita.
Nada é fácil ou simples como às vezes parece ao leitor numa redação de jornal. Uma mudança, que pode parecer boba para quem não vive o dia a dia da redação, exige uma série de processos e mudanças para ser implementada. Ufa, enfim a página 2 está pronta, quase que simultaneamente com a capa, e ficou assim.
Que honra aparecer em um post do Direto da Redação. E mais ainda está sendo uma honra e um prazer diário trabalhar (aprender) com vocês, chefes! 🙂