A capa do dia 2 de abril de 1972 poderia render vários bons comentários para este blog, porque tem notícias curiosas como “Padre vai oficiar missa em Caruaru no baixo meretrício”, “Jumento soluciona problema”, “Música do Brasil não é ouvida” ou “Nova Jerusalém sofre interferência da BBC”. Não, mas a pedidos poderemos voltar a estes assuntos. Este post também não vai comentar a manchete política, mesmo com a notícia recente de que jovens direitistas querem ressuscitar a Arena.

Este texto tem relação direta com a chamada da capa de domingo daquele abril de 1972 que confirmava uma novidade bem vista pelos leitores do Diario. Desde a sexta-feira anterior,  a pequena tela colocada na sala de estar de cada família pernambucana exibia imagens não mais em preto e branco. Naquela data, a Televisão Rádio Clube Canal 6 orgulhosamente havia apresentado “espetaculares transmissões a cores” do show do Holiday On Ice, diretamente de Miami. As imagens foram retransmitidas para Natal, João Pessoa, Maceió e interior do estado. No domingo seria a vez da bênção papal a cores, via Intelsat/Embratel, diretamente do Vaticano.

Quarenta anos depois, a TV Clube [agora canal 9] entra numa nova fase de “espetaculares transmissões”. Desde a última quinta-feira, as imagens chegam em alta definição. É em HD, por exemplo, que os atletas brasileiros em Londres se exibem para os telespectadores da emissora dos Diários Associados. Na foto abaixo, o presidente do grupo do Nordeste, Joezil Barros, faz a abertura simbólica da passagem para uma nova etapa. Com um clique no controle remoto, a programação inteira da Record chega com mais qualidade. Até mesmo o Pica-pau, que desperta gargalhadas em um segundo.