Muito se discute sobre jornalismo colaborativo, mas as soluções para ampliar o olhar sobre a cidade pode estar dentro de casa. Na última sexta-feira, uma carta publicada no Diario de Pernambuco alertava para a prática de um crime nas proximidades do Parque da Jaqueira.
O assunto virou uma reportagem na edição de segunda-feira, após apuração no local feita pelo plantão de domingo. Apesar de não citar números, o delegado de Casa Amarela, Gilmar Rodrigues, confirmou a existência de uma perigosa parceria entre arrombadores de carros e estelionatários. Frequentadores e flanelinhas também relataram casos. O resultado é que o policiamento na área será reforçado.
A iniciativa do leitor do Diario está sendo cada vez mais valorizada. Além da tradicional seção de Cartas à Redação, quem quiser se pronunciar sobre assuntos de interesse coletivo tem um canal exclusivo na internet: o Cidadão Repórter (ficou curioso? Clique aqui).
Basta fazer um cadastro gratuito e postar em 21 tópicos, além de participar de enquetes e disponibilizar fotos. Os temas podem se tornar reportagens produzidas pela equipe do Diario, com o devido crédito ao cidadão-repórter. Leitores e redatores. Não há mais fonteiras.