Por Anamaria Nascimento*
Com dois anos de formada e menos de um ano como repórter no caderno Vida Urbana, recebi uma importante missão: acompanhar a rotina de alunos da rede pública de ensino que estão estudando nos Estados Unidos pelo programa Ganhe o Mundo. Conhecia os detalhes do projeto do governo de Pernambuco, mas não fazia ideia da importância dele na vida dos intercambistas.
Fiquei surpresa com os depoimentos emocionados daqueles pequenos vencedores. Alguns precisaram de ajuda dos professores e colegas de turma para conseguirem comprar uma mala e roupas. Outros nunca tinham viajado de avião ou mesmo saído de sua cidade natal. Estavam todos encantados e felizes com a experiência no exterior.
Além de me emocionar, também me diverti muito na cobertura. Num dos momentos mais engraçados da viagem, um personagem começou a gargalhar quando me viu. Quando perguntei o motivo do riso, Gabriel Ramos disse que quando a host mother dele contou que uma jornalista do Brasil chamada Anamaria estava indo entrevistá-lo, ele imaginou que era a apresentadora global Ana Maria Braga. Imediatamente, ele falou para a “mãe” que precisavam ir ao supermercado comprar alimentos para cozinhar com a “estrela”. A copa da casa estava bem arrumada e cheia de comida no balcão. Expliquei que eu não era quem eles estavam esperando e que não íamos cozinhar. Esclarecido que tratava-se de outra “Ana Maria”, esta com o nome junto, começamos a entrevista. Rimos durante toda a conversa por causa da confusão.
Além de apurar as matérias e escrever os textos sobre a vida dos estudantes, também fui com a missão de fotografar e filmar a rotina dos meninos do Ganhe o Mundo. De Phoenix, no Arizona, segui para Palm Springs, na Califórnia, onde entrevistei mais alguns alunos. Voltei com mais de mil fotos e quase 300 vídeos dos personagens. Entrevistei nove estudantes, encontrados em cinco cidades dos dois estados norte-americanos. Em pouco tempo de carreira, tive o privilégio de conhecer de perto os intercambistas que eu já admirava antes mesmo de ser pautada para a viagem.
Parte do material foi publicado no último dia 31 no Diario de Pernambuco. A cobertura foi ampliada, e os conteúdos exclusivos para a internet estarão disponíveis nesta quinta-feira num blog que produzimos com as histórias, vídeos e fotos para o site Cidadãos do Mundo. Os detalhes da minha saga nos States estão no ícone Diário de Viagem, onde conto em primeira pessoa os bastidores da cobertura.
* Repórter de Vida Urbana