Aos  leitores jornalistas e aos outros tantos que não são jornalistas mas gostam de jornal, duas notícias não muito boas e que merecem reflexão:

1) O espanhol El País, um dos principais jornais da Europa, anunciou na terça-feira a demissão de 128 profissionais e a aposentadoria compulsória de outros 21 jornalistas. As duras medidas, segundo a direção da empresa, foram tomadas por conta da grave crise que atinge o veículo.

2) Um dia antes, cerca de 400 funcionários do The New York Times, um dos diários mais influentes do mundo, permaneceram dez minutos diante do prédio da empresa protestando contra mudanças nos contratos de trabalho que, segundo eles, irá reduzir o salário e cortar benefícios.

Nos últimos cinco anos, a Espanha registra uma queda de 18% na indústria de mídia impressa. Na comparação, os Estados Unidos registram redução de 23%, o Reino Unido, de 20%, a França, de 4%, e a Itália, 19% de queda. A queda da receita publicitária para o setor impresso espanhol chega, no período, a 53%, somada à baixa rentabilidade de promoções e a ausência de um modelo de internet rentável.