A Newsweek, revista semanal norte-americana com quase 80 anos de existência, anunciou nesta  quinta-feira que irá deixar de circular no papel e, a partir de 2013, existirá apenas na internet,  nos tablets, nos smartfones e nas tecnologias móveis que surgirem pelo mundo afora. Sim, pelo mundo  afora não é maneira de falar. A estratégia da revista é tornar-se, cada vez mais, “mundial”. A ideia  fica clara no comunicado oficial da  Newsweek Global, como será chamada a publicação digital, ao  dizer que “será uma edição destinada a uma audiência móvel e líder em opiniões que quer ficar por  dentro de eventos mundiais em um contexto sofisticado. A Newsweek Global será financiada por  assinaturas pagas e estará disponível por meio de leitores eletrônicos tanto para web quanto para  tablets, com conteúdo selecionado do The Daily Beast“.

Pelas declarações de Tina Brown, editora-chefe do The Daily Beast e da Newsweek, e Baba Shetty, CEO  do grupo The Newsweek Daily Beast Co. deu para perceber que a transição tem sido dolorosa.“Deixar o  impresso é um momento extremamente difícil para todos nós que amamos o clima romântico do papel e a  camaradagem única uma vez por semana, nas horas antes do deadline, na sexta à noite. Mas, quando
chegamos perto do 80º aniversário da Newsweek, no ano que vem, devemos manter o jornalismo que dá à  revista o seu propósito – e adotar o futuro somente digital”.

Mesmo dolorosa, a mudnaça tornou-se inevitável. Com o ciclo semanal ficando ultrapassado, Newsweek  teve que se adaptar à era da internet e estabelecer uma presença digital, enquanto enfrentavam queda  em circulação e anunciantes. Comparando os dados, entende-se a opção feita pela revista:

Papel:
– Em 2001, a Newsweek tinha uma circulação paga de 3.158.480 exemplares.
– Em junho de 2012 caiu para 1.527.157.
– Prejuízos com a revista são estimados em US$ 40 milhões ao ano.

Online:
– Mais de 15 milhões de visitantes únicos por mês, um aumento de 70% no último ano
– Cerca de 40% dos americanos dizem que acessam as notícias por uma fonte online
– A previsão é que os EUA tenha 70 milhões de usuários de tablets até o fim do ano

Veja matéria no Observatório da Imprensa

Veja matéria e vídeo do The New York Times sobre o assunto