Jornal tem que ter bandeira. E precisa cumprir bem o seu papel. Aqui no Diario, as discussões às vezes vão parar na primeira página. O Recife tem uma nova lei, que beneficia quem tem mais de 60 anos, que agora pode andar nos ônibus de forma gratuita. A informação não foi muito divulgada, estava até meio camuflada pelo poder público, até que o jornal publicou uma matéria sobre o assunto, no início da semana.

Os que tentaram exercer este direito ou eram admitidos pelos motoristas ou eram obrigados a pagar passagem. Era preciso voltar ao assunto. De que forma? Surgiu a ideia de fazer um texto dentro de um quadro para que os idosos recortassem e apresentassem ao condutor do coletivo, alertando para o descumprimento de uma medida legal.  Era lúdico, era prático e chamaria a atenção. O resultado ficou como pode ser visto acima.

Da capa para a página de Vida Urbana. Com a ideia aprovada, a editoria ficou encarregada de fazer um levantamento de outros direitos dos idosos que não estariam sendo cumpridos na prática. E tem muita coisa, como a obrigatoriedade de carrinhos elétricos em supermercados para uso de quem não pode se locomover bem. Era preciso, óbvio, trazer um quadro com os telefones para onde denunciar as arbitrariedades. O resultado ficou assim…

A cidade vai além da cobertura de palestras, seminários, efemérides e homenagens. Às vezes se pode fazer mais a busca pelos direitos. Vamos exercitar mais isso?