Para o time que está nesta foto, em frente à Arena Pernambuco, vai ter Copa. E, para eles, ela até já começou. Da esquerda para a direita, o repórter fotográfico Ricardo Fernandes e os repórteres de Superesportes Daniel Leal, Alexandre Barbosa, Celso Ishigami, João Andrade, Brenno Costa e Cassio Zirpoli (que também joga como blogueiro) foram credenciados pela Fifa e terão acesso aos estádios assim como os correspondentes de todas as partes do mundo. O grupo já viajou para acompanhar a Seleção brasileira e também outras candidatas ao título. O material produzido será publicado em todos os veículos dos Diários Associados no país, como o Correio Braziliense e Estado de Minas, tanto em tempo real quanto no papel.
Desde 1950, quando o Diario de Pernambuco registrou a tragédia do Maracanã através dos textos de Hélio Pinto, o jornal procurou enviar correspondentes para a Copa do Mundo. Nos tempos de Chateaubriand, a cobertura ficava a cargo da revista O Cruzeiro. Equipes completas do Diario marcaram presença em 1982, 1986 e 1990. Depois, repórteres ganharam credenciais para atuar em conjunto com os outros veículos dos Associados. Com comunicações cada vez mais rápidas, menos passou a ser sinal de mais.
Com a Copa no Brasil, o cenário mudou novamente. Os sete felizes credenciados pela Fifa sabem que trabalharão muito até o dia 13 de julho, mas nada vai lhes tirar o sorriso do rosto. Talvez um novo Maracanazo. Mas, bons profissionais e sortudos que são, nem isso eu tenho tanta certeza assim.