Quem gosta de jornalismo também ama literatura. E vice-versa. Porque jornalista bom é aquele que lê. Bula de remédio pode render pauta. Smartphones e tablets ainda não são as plataformas mais confortáveis para quem gosta de ver páginas e páginas em sequência. Livros completos, então, só com aparelhos apropriados. Mesmo quem não abre mão do papel deve experimentar um pouco a novidade. E sem meter a mão no bolso. As lojas digitais disponibilizam dezenas de obras gratuitas, a grande maioria de domínio público, muitas vezes em edições precárias. A lista abaixo está disponível no site brasileiro da Amazon e representa um bom início de degustação. Tudo sem gastar um centavo e poucos segundos de conexão.

Somos o Brasil

Somos o Brasil (Nelson Rodrigues)
172 páginas, 33960 KB
Edição bilíngue (português/inglês) da Nova Fronteira, com patrocínio do BNDES, reunindo crônicas publicadas pelo pernambucano na Manchete Esportiva sobre a relação do brasileiro e a Seleção brasileira de futebol. Com fotos e reprodução de capas de revistas dos anos 1950 e 1960.

guia da reforma

Guia da Reforma Ortográfica
51 páginas, 1779 KB
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo de aproximar e padronizar ainda mais as grafias dos oito países que falam o nosso idioma. O novo acordo altera a maneira como escrevemos algumas palavras, principalmente no que diz respeito à acentuação e hifenização. A FMU e o Museu da Língua Portuguesa prepararam o Guia da Reforma Ortográfica com o intuito de colaborar para que a implantação do Novo Acordo Ortográfico ocorra o mais depressa, e da forma mais fácil possível.

Vinte ficções breves

Vinte ficções breves: antologia de contos argentinos e brasileiros contemporâneos
208 páginas, 440 KB
Edição da Unesco com autores argentinos e brasileiros. Entre os nacionais, contos de Caio Fernando Abreu, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colassanti e Nélida Piñón.

retrospectiva rocco

Retrospectiva Rocco na Flip
85 páginas, 699 KB
Coletânea digital que reúne trechos de alguns dos principais livros lançados pela Rocco ao longo das 12 edições da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty. De Julian Barnes, premiado escritor britânico que participou da primeira Flip, em 2003, ao israelense Etgar Keret, uma das estrelas da festa em 2014, passando por Neil Gaiman, Patrícia Melo, André de Leones, Paloma Vidal, Roberto DaMatta e o bósnio Aleksandar Hemon, o livro é uma celebração da literatura em suas mais variadas origens e estilos.

Companhia das letras

Companhia das Letras na Flip
74 páginas, 2452 KB
Textos de sete autores da Companhia das Letra que participaram da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty. Trechos dos seguintes livros: Ligue os pontos (Gregorio Duvivier), Como ficar podre de rico na Ásia emergente (Mohsin Hamid), Nu, de botas (Antonio Prata), Mil rosas roubadas (Silviano Santiago), O demônio do meio-dia (Andrew Solomon), Fim (Fernanda Torres) e Arrecife (Juan Villoro)