Liberdade detalhe

O capitão canadense Joshua Slocum ficou famoso por ter realizado, a bordo de seu veleiro Spray, a circum-navegação solitária do globo, entre 24 de abril de 1895 (partindo de Boston) e 27 de junho de 1898 (chegando a Newport). Em três anos, percorreu uma distância de 74 mil quilômetros. Em 1899, descreveu sua viagem no livro Sailing Alone Around the World (Navegando solitário ao redor do mundo), tornando-se uma celebridade mundial. Sem equipamentos eletrônicos, seu feito é difícil hoje de ser imaginado.

Antes desta aventura, Slocum já havia passado por águas brasileiras, elogiando inclusive o Recife. O resgate histórico foi registrado no Diario de Pernambuco do dia 10 de agosto de 1994, dentro do Diario Marítimo, página exclusiva para registrar o movimento do porto. Em 1887, Slocum perdeu o seu barco, o Aquidneck, no litoral do Paraná. A sua nova embarcação, lançada ao mar em 13 de maio de 1888, foi batizada como Liberdade, em homenagem à data da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. No mesmo ano chegou chegou ao Porto do Recife e escreveu no seu diário: “O canal que nos conduziu ao porto não nos era estranho e navegamos ao largo dos recifes que é um muro maravilhoso do qual Pernambuco deve, sem dúvida, seu excelente porto… Tempo de viagem Bahia-Pernambuco 5 dias, distância navegada 390 milhas. Pernambuco é a principal cidade de uma província rica e grande com o mesmo nome, um local próspero e exportador de açúcar e algodão…”

Em 1894, Slocum publicou seu primeiro livro, Viagem do Liberdade, onde descreve esta aventura. Em novembro de 1909, velejando sozinho no seu barco Spray no Rio Orinoco, Slocum desapareceu para sempre.

Liberdade