O Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2015 divulgou a lista dos vencedores das nove categorias desta edição, que teve mais de 150 trabalhos inscritos. E entre os ganhadores está o repórter do Diario de Pernambuco, Ed Wanderley. Seu projeto A Sin City Pernambucana, publicado no impresso e veiculado no site no dia 11 de agosto de 2014, foi o escolhido na categoria Direitos Humanos. A reportagem, abrigada em um caderno especial de quatro páginas, recebeu um tratamento gráfico com elementos de história em quadrinhos e retratou personagens fantásticos que vivem em Verdejante, a 503 quilômetros do Recife. Foi o segundo prêmio Tim Lopes consecutivo para Ed Wanderley. Em 2014, ele foi o vencedor na categoria impresso com Bebês vendidos a R$ 6 mil em página do Facebook. Confira abaixo o resumo feito pelo próprio Ed para a inscrição deste ano com Sin City.
“No coração do Sertão central de Pernambuco, a 503 km do Recife, a população vive sob um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,65, o mesmo da Síria. Mas por aqui, a guerra mais famosa é aquela travada entre o nascer e o por do sol, quando vale a regra do ‘se vira’: 84,5% dos moradores ganham até um salário mínimo ou não têm rendimento, em um lugar onde duas em cada dez pessoas são cadastradas no Bolsa Família. A vulnerabilidade da população faria de Verdejante um município de interior como outro qualquer, mas na realidade privada de sua gente, ele se faz único, tal qual a fictícia cidade de Basin, a Sin City da obra neo-noir de Frank Miller, onde histórias fantásticas se concentram numa terra quase esquecida pelas leis de homens e de Deus”.
O blog já abordou o trabalho, citando os bastidores e todos os profissionais envolvidos. Quer saber mais? Então clique aqui.
O especial online pode ser acessado clicando aqui.