Acidente avião sobreviventes 1952

Acidentes aéreos sempre causam comoção. Em uma área densamente povoada, mais ainda. Na beira-mar de uma capital brasileira, então… Pelo menos em duas oportunidades, banhistas de Boa Viagem, no Recife, foram surpreendidos com choques de aviões militares em pleno voo, resultando em mortos, feridos e muita correria na areia. No dia 23 de julho de 1952, o Diario de Pernambuco registrou uma grande cobertura da tragédia resultante da colisão de dois aviões de bombardeio que realizavam exercícios de treinamento na faixa que se prolonga do Pina à Praia de Piedade (Jaboatão). “Pouco antes das 11h, dois desses aviões, um quadrimotor e um bimotor, chocaram-se no ar. O quadrimotor era um B-17 e o bimotor um North-America, recém-chegados dos Estados Unidos. Um deles, (precisamente o que viria a submergir pesadamente no mar) ainda se achava com os distintivos correspondentes à força aerea norte-americana”, informava o texto publicado na capa do jornal no dia 24. Ao todo, oito militares morreram. Dois outros sobreviveram, conseguindo nadar até a praia.

AcidenteAvioes76

Em 1976, as festividades comemorativas do aniversário de nascimento de Santos Dumont também não saíram como o esperado. Dois aviões Xavante AT-26, que realizavam demonstrações com outras 14 aeronaves do mesmo tipo, chocaram-se no ar e caíram no mar. O acidente ocorreu às 8h50 do dia 21 de julho. Os quatro tripulantes – dois de cada aparelho – conseguiram ser resgatados por dois barcos pesqueiros após terem sido ejetados e usado paraquedas. A velocidade no momento do choque era de 650 km/h. Os pescadores que realizaram o salvamento comemoram o heroísmo com cachaça e cerveja, à espera do reconhecimento.

Bandeirante DP1992-10-24-A (01)

Em 1992, desta vez em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, um avião Bandeirante camuflado da Força Aérea Brasileira caiu na sala de partos do Hospital da Aeronáutica quando fazia um voo rasante dentro das comemorações do Dia do Aviador. O acidente ocorreu no dia 23 de outubro, às 10h30. Os cinco tripulantes morreram na hora, com os corpos carbonizados. A causa teria sido a porta do avião que se desprendeu, colidindo com o propulsor. Um bebê recém-nascido havia sido retirado da sala momentos antes da queda. Um pequeno milagre em meio à tragédia.