Roberto Ramos/DP/D.A Press

Roberto Ramos/DP/D.A Press

O Diario de Pernambuco foi o vencedor de quatro categorias do Prêmio Cristina Tavares, promovido pelo Sindicato de Jornalistas do estado. Um resultado que mostrou a pluralidade e a qualidade do trabalho realizado no jornal, contemplando profissionais ligados a texto, imagem, arte e internet. Vamos aos ganhadores.

REPORTAGEM COM DESDOBRAMENTO
Publicado entre os dias 1º e 4 de agosto, Terra de ninguém – O Brasil que não mudou aborda um assunto não muito palatável com uma abordagem acessível sem ser perder a profundidade. Os repórteres de Local, Alice de Souza e Ed Wanderley, entrevistaram especialistas e apresentaram personagens envolvidos com o lixo. O dia 2 de agosto de agosto seria a data final para os municípios brasileiros acabarem com os lixões. O prazo foi prorrogado para debaixo do tapete. Ficou o material como alerta e lição. Os textos, amparados com gráficos e fotos impactantes, poderia ser conferido abaixo.

INTERNET
Disponibilizado no dia 19 de agosto de 2014, o hotsite Noronha acessível apresentou a experiência do cadeirante Luan Pereira, que viajou para a ilha para testar a infraestrutura em trilhas, passeios de barco, mergulhos e banho assistido. Tudo acompanhado em quatro dias pela repórter de Economia, Tathiana Pimentel, ganhadora do Cristina Tavares. As imagens, em fotos e vídeo, foram produzidas pelo repórter fotográfico Paulo Paiva. O especial pode ser conferido clicando aqui.

FOTO SEQUÊNCIA E ENSAIO FOTOGRÁFICO
Publicada entre os dias 25 e 29 de agosto, a série Herdeiros da violência, escrita pela editora assistente de Economia, Leianne Correia, apresentava a realidade de três comunidades pobres do Recife objetos de uma pesquisa nacional sobre a opressão como fenômeno cultural e hierárquico. As crianças estariam entre as maiores vítimas. Responsável pelas imagens que lhe valeram o Cristina Tavares, a repórter fotográfica Teresa Maia não podia mostrar as faces dos personagens por questões legais. A velocidade baixa e a dupla exposição foram os recursos usados que conferiram ao trabalho uma identidade que representava bem o assunto. O especial, que tem um fotogaleria e vídeo, pode ser conferido clicando aqui.

herdeiros

ILUSTRAÇÃO
O editor assistente de arte e multimídia, Jarbas Domingos, publicou sua charge no dia 10 de fevereiro deste ano. O assunto era sobre o volume morto da Cantareira, manancial que abastece São Paulo. Mas o tom crítico que utilizou, fazendo referência à permanente seca nordestina, convenceu o júri do Cristina Tavares a lhe dar o prêmio.

charge jarbas

Confira abaixo o texto publicado no Diario de Pernambuco desta quinta-feira sobre a solenidade de premiação e os trabalhos dos outros profissionais do jornal e da TV Clube que foram finalistas.