A repórter da editoria de Local do Diario de Pernambuco, Anamaria Nascimento, é finalista na categoria jornal no 9º Prêmio Abracopel de Jornalismo, criado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Ao todo, 235 trabalhos concorreram em 11 categorias. Em mídia impressa, o Diario disputa a final com a reportagem “O perigo está logo ali, na calçada”, publicada no dia 2 de julho.
A matéria traz levantamento indicando que Pernambuco tem o segundo maior volume de mortes no país por choques elétricos em áreas públicas externas e mostra ainda que, somente no ano passado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou 16 mortes por contato com a rede elétrica pública à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No categoria online, o Diario de Pernambuco disputa com a publicação “Pernambuco é vice-líder em mortes por choque elétrico no Nordeste”, veiculada no dia 24 de fevereiro deste ano. A reportagem traz o alerta para o risco de descaso no contato com a energia e traz dicas de segurança para evitar acidentes nas ruas e também dentro das residências. O material foi produzido pelo jornalista Raphael Guerra.