Tudo começou em Nova York, no ano de 1990. A princípio, era só uma corrida para conscientizar as mulheres sobre o risco do câncer de mama. Outras cidades norte-americanas também começaram a promover atividades de prevenção e, logo, o décimo mês do ano tornou-se mundialmente o Outubro Rosa.
O laço, símbolo da campanha, pode ser visto em vários lugares. Um deles foi na edição de hoje do Diario de Pernambuco. Além da matéria sobre as mulheres que conseguiram vencer o câncer e superar a mastectomia, o jornal trouxe imagens das repórteres que se engajaram em um ensaio idealizado pelo repórter fotográfico Paulo Paiva. As fotos, realizadas em estúdio, foram mais do que um ato de coragem ou de vaidade. Anônimas, elas se incorporam na defesa do corpo que lhes pertence. Neste mês e em toda a vida.
Não é a primeira vez que as repórteres do Diario se engajam em campanhas a favor do feminino. Em março de 2014, elas participaram de um ensaio onde portavam cartazes com frases em repúdio à violência. Foi uma reação ao resultado da pesquisa do Ipea que afirmava que 68% dos brasileiros achavam que mulhere que usa roupa curta merece ser atacada. Os homens também vestiram a camisa, como também ocorre neste Outubro Rosa.
A campanha #VAITERQUERESPEITAR teve na Fanpage do Diario um alcance de 1.289.145 pessoas. Foram 34.914 compartilhamentos, 37.861 curtidas e 3.220 comentários, números divididos em 15 postagens.