Criador da Mônica e sua turma, Mauricio de Souza tem parte da sua história de sucesso ligada ao Diario de Pernambuco. Na década de 1970, sua obra estampava a edição semanal do Junior, o suplemento infantil comandado por Loyde Marques dos Reis, a Tia Lola. Uma relação que ficou clara na entrevista que o criador de um império concedeu ao Diario na comemoração dos seus 80 anos de vida. “Durante muitos anos colaborei com o suplemento infantil do Diario de Pernambuco, quando dirigido pela lendária jornalista tia Lola. Foi um longo caso de amor”, disse Mauricio, que deve aos jornais o sucesso obtido pela menina de vestido vermelho e seu coelhinho de pelúcia azul.
A Turma da Mônica seguiu o mesmo percurso de outros personagens que encantaram gerações como Fantasma, Mandrake e Tarzan. Primeiro surgiram em suplementos de jornais, passando daí a revistas próprias. O que Mauricio de Souza fez foi mais do que isso. Suas criações ultrapassaram as fronteiras, sendo consumidas em outros idiomas e também vendendo os mais diversos produtos.
Há 45 anos, o Diario trouxe uma reportagem de página inteira na edição de 1º de dezembro de 1970 destacando o crescimento do mercado de quadrinhos no Brasil. Mauricio de Souza era uma exceção dentro de um cenário cada vez mais dominado por super-heróis, personagens de desenhos animados e pela Disney. O Tio Patinhas era o recordista de vendas, sendo lido por 450 mil pessoas. Neste cenário, os grandes mestres nacionais – criadores, desenhistas e roteiristas reuniram-se em São Paulo no Congresso Internacional de Histórias em Quadrinhos. A Turma da Mônica já estava presente.
Para retribuir a consideração que Mauricio de Souza tem pelo Diario, o jornal criou um hotsite que destaca a vida e obra do paulista que sempre soube se adaptar às novas gerações de leitores. Além da entrevista exclusiva na íntegra, vale conferir uma linha do tempo e até uma curiosa homenagem feita pelos integrantes da editoria de arte a partir dos personagens famosos como Piteco, Rolo e Anjinho. Ficou curioso? Então clique aqui. Ou então chamaremos a Mônica…
Na verdade, o hotsite é a versão digital do que foi publicado na edição de domingo no Diario, dentro do caderno Viver. Do antigo Junior ao atual Diarinho, o jornal vem cumprindo sua missão de formar novos leitores também através dos desenhos. Porque tudo é uma animação só.