O Diario de Pernambuco completou neste mês 190 anos de fundação. O The New York Review of Books chegou aos 50 anos em 2013. Duas publicações longevas, separadas pela distância e pela língua, mas que ganharam seus registros para a história. O Diario sairá com uma revista especial encartada na edição desta quarta-feira, dia 18 de novembro. O TNYRB tem sua relevância ressaltada em um documentário que pode ser visto no canal HBO, em vários horários de exibição e também na seção de filmes gratuitos das operadoras de TV paga (Now Club, GVT on Demand…).

O documentário The 50 Year Argument é dirigido por Martin Scorcese em parceria com David Tedeschi. Em tempos onde se exalta o jornalismo autoral, é uma ode ao trabalho de equipe, ressaltando principalmente a importância do editor Robert Silvers. O homem de voz mansa conseguiu domar o ego de muitos escritores de renome simplesmente apontando o melhor caminho para se chegar ao leitor. Uma observação aqui, outra sugestão acolá, e o texto dos monstros sagrados como Isaiah Berlin, Stephen Jay Gould, Václav Havel, Robert Lowell, Gore Vidal, Noam Chomsky, Joan Didion, Norman Mailer e Andy Warhol ia se adequando ao que se espera de uma revista literária que deixou a sua marca na imprensa norte-americana.

Os livros são a tradução fiel de uma sociedade. Por isso que The New York Review of Books se tornou importante, porque pôs o dedo na ferida em momentos como a Guerra do Vietnã, a luta pelos direitos civis, o surgimento do feminismo, a queda do comunismo na Europa e mais recentemente o terrorismo global. A independência editorial é garantida simplesmente pelos assinantes e pelo naipe dos colaboradores.

Para quem gosta de textos bem feitos e gosta de literatura e jornalismo, é um documentário que desperta esperança no futuro. O texto final de uma obra pode ter a assinatura de uma só pessoa, mas para chegar até lá ela teve a ajuda de muitos. Sempre foi assim e sempre será.

Infelizmente o trailer não tem legendas em português, mas o filme completo sim.

50-year-poster