O ano de 2015 não vai deixar saudades, a não ser por raras exceções. Mesmo assim, merece ser registrado. Foi o que fez o Diario de Pernambuco a cada domingo, trazendo aos seus leitores um resumo do que aconteceu de mais significativo nos seis dias anteriores. As 51 páginas deste ano destacam ainda as capas, as frases, as fotos e as charges de maior repercussão. Lidas em conjunto, são um documento para a posteridade e uma mão na roda para quem gosta ou precisa de retrospectiva.

Vale destacar que o resumo dos principais fatos não é nenhuma novidade. Na edição de 9 de setembro de 1851, uma segunda-feira, o Diario iniciou a publicação de um “Retrospecto Semanal”. A novidade ocupou a parte central da capa neste dia, com uma introdução que explicava melhor a intenção do jornal com este serviço.

Confira o texto, com a grafia da época: “Algumas gazetas dos paízes mais adiantados costumam publicar ao domingo um numero em que se lê resumidamente os factos mais notaveis ocorridos durante a semana anterior. Infelizmente a deficiencia de novidades em nossa terra ainda não nos permite imittar essa herança civilizadora; mas com tudo, sob a rubrica Restrospecto Semanal temos resolvido dar todas as segundas-feiras um rapido bosquejo não só das ocorrências já publicadas como também daquillo que houver escapado. Seremos escrupulosos na exposição dos factos e procuraremos ser justos na critica que lhes fizermos. Entretanto se uma ou outra ocorrencia for inexactamente referida, não teremos duvida em rectifica-la na segunda-feira immediata”.

No primeiro retrospecto, os destaques foram notícias de jornais da Europa e as consequências de um desmoronamento de uma casa de dois andares entre as ruas Nova e Camboa do Carmo.