05/03/1992 - Crédito: Otavio de Souza/DP/D.A Press

05/03/1992 – Crédito: Otavio de Souza/DP/D.A Press

O Galo da Madrugada reúne, a cada ano, milhares de foliões. A direção do clube de máscaras que saiu pela primeira vez em 1978 crava até um número espetacular, mas difícil de ser comprovado na prática: dois milhões. Entre eles, muitos grupos que aproveitam a festa na concentração antes do desfile.

Devidamente fantasiados, estes amantes do carnaval vêm sendo alvo das câmeras dos profissionais do Diario de Pernambuco desde quando ainda se usava filme e o jornal era impresso em preto e branco.

A identificação de cada imagem se referia apenas ao ano de desfile. Nada do nome das pessoas. Então pensamos em preencher esta lacuna e lançar um desafio. Você conhece estes foliões históricos do Galo? Eles vão desfilar neste ano?

Um exemplo: de 15 de março de 1990 até 10 de maio de 1991, Zélia Cardoso de Mello foi ministra da Economia, Fazenda e Planejamento no governo Collor de Mello. Mentora intelectual do confisco da poupança de milhões de brasileiros, ela não conseguia dar certo no amor, até se envolvendo em um escândalo com um ministro casado.

Em 1992, um grupo resolveu desfilar no Galo da Madrugada fantasiado de noivas com a faixa “O sonho de Zélia”. Quem teve a ideia? Voltaram a desfilar juntas em outros carnavais? Como a internet é um universo colaborativo, resolvemos levar este conceito ao pé da letra.

Também temos curiosidade em saber quem são os espantalhos, galináceos, rastafáris, palhaços, dominós, cangaceiros, flores e até um pierrô solitário no meio da multidão…