Anáo do Horto

Há 71 anos, o Zoo-Botânico de Dois Irmãos era considerado um dos lugares mais atrativos do Recife, apesar de não ser muito frequentado por sua grande distância do centro, o que leva a um martírio de viagem de bonde, porque não havia linha de ônibus. Quem fosse visitá-lo, no entanto, estaria em total segurança, graças ao desempenho do “menor guarda do mundo”.

A descoberta foi publicada no jornal Diario da Noite (pertencente aos Diários Associados, assim como o Diario de Pernambuco na época) do dia 30 de janeiro de 1945.

Fardado, o cearense José Alves da Silva, 24 anos de idade, aparece ao lado do repórter não identificado. Na legenda da foto, a informação de que ele nunca havia sido desacatado, “empunhando sólido cassetete quase do seu tamanho”.

Não há informações sobre a altura do guarda do horto. Apenas que ele era da cidade de Limoeiro do Norte, tinha instrução primária e um apetite formidável. Gostava de cinema (“filmes com bastante soco”) e quase todas as noites ia assistir ao Teatro de Variedades de Casa Amarela.