Há 25 anos, um astro da música internacional mostrava reverência a um cearense miúdo na sua passagem por Pernambuco em mais uma turnê internacional. O espanhol Julio Iglesias fez questão de se encontrar com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara, “a quem queria conhecer há muito tempo”.

O encontro das duas personalidades não poderia ter cenário melhor: o Alto da Sé em Olinda. A foto de Fernando Gusmão de Iglesias e dom Helder estampou a primeira página do Diario de Pernambuco de 4 de abril de 1991. Como delegado do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Iglesias disse que se encontrar com o religioso brasileiro sempre foi um dos desejos de sua vida. “Há quinze anos ouço falar da bondade de dom Helder e, desta vez, prometi a mim mesmo que não sairia do país sem encontrá-lo”, disse o artista que estava no auge da popularidade no Brasil com seu disco De niña a mujer.

Vale lembrar que Julio Iglesias protagonizou outro encontro histórico nesta mesma turnê pelo Brasil. Em Porto de Galinhas, onde estava hospedado, ele recebeu a visita do cantor pernambucano Reginaldo Rossi. História deliciosa que pode ser lida lá no blog.