uruguai1

São 27 páginas com 93 fotos e 34 descrições, além de seis dicas úteis para os turistas de primeira e também de muitas viagens. Com o início da rota Recife-Montevidéu no último sábado, o Diario de Pernambuco produziu um guia de viagem em formato de fotonovela, revelando detalhes do país vizinho e acessível ao bolso. O guia ilustrado complementa as informações postadas em forma de reportagem no portal Pernambuco.com (leia aqui) e as imagens disponibilizadas no Instagram do Diario, todas diferentes das que foram escolhidas para a historinha.

Em apenas cinco horas e meia de viagem, pernambucanos (e nordestinos) e uruguaios poderão conhecer uma nova realidade. Os dois povos, na verdade, compartilham da mesma irreverência de se considerarem os melhores do mundo. Se o Capibaribe e o Beberibe se unem para formar o Oceano Atlântico, para os uruguaios esta função é exclusiva do Rio de la Plata. Os dois também se vangloriam de possuir o melhor – e mais longo – carnaval do mundo, além de belas praias (neste ponto eles reconhecem uma pequena derrota por conta da água gelada).

De um modo geral, cada destino é uma aventura. Uma viagem pode ser barata ou cara, os moradores podem ser simpáticos ou antipáticos, a arquitetura pode ser bem conservada ou simplesmente ultrapassada. A comida é cara? Se procurar com atenção e ver onde as pessoas da cidade comem, o menu vai caber no bolso. Tudo depende de informação. Por isso que guias de viagem continuam fazendo sucesso. Não importa a forma, mas o conteúdo. Essa é a função do jornal.