Hoje um dos roteiros mais comuns nas férias escolares do meio do ano, ir para a Flórida, nos Estados Unidos, era uma verdadeira aventura no início da década de 1970. Inaugurado em 1 de outubro de 1971, o Walt Disney World era então um mundo de maravilhas muito distante dos nordestinos. Mas não por muito tempo. No dia 9 de julho de 1972, um domingo, o Diario de Pernambuco anunciava que 200 pessoas veriam Mickey, Pato Donald e companhia em pelo, pena e pelúcia. Era a primeira caravana aérea saindo do Recife para os “States”, direto do aeroporto dos Guararapes.

O embarque foi um verdadeiro acontecimento, com 1,8 mil pessoas lotando o saguão do acanhado terminal aéreo. Com suas melhores roupas para uma viagem internacional, os passageiros – a maioria menores de idade – iam entrando nos jatos da Transbrasil e da Cruzeiro do Sul. Os dois aviões seguiriam para Belém, no Pará, onde desembarcariam para continuar a viagem até Miami a bordo de um grande jato da Pan American Airlines.

A invasão nordestina a Disney foi coordenada pela agência de viagens recifense Loyotour. Além de conhecerem as atrações de Miami e da Disneyworld novinha em folha, os pioneiros ainda visitariam o Cabo Canaveral e regressariam via Cidade do México, com tempo para uma visitinha a Xochimilco. Na volta ao Brasil, um dia inteiro em Brasília antes do desembarque final no Recife. Quase o roteiro de uma história em quadrinhos…