No final do século 19, o Recife podia orgulhar-se de ter um estabelecimento hoteleiro que rivalizava com os melhores do mundo da época. Situado no Derby, possuía um píer que garantia passeios pelo Rio Capibaribe para seus visitantes, que ainda tinham acesso a um velódromo, um cassino, um parque de diversões e um mercado que poderia ser considerado o primeiro shopping center brasileiro. Tudo obra da imaginação criativa de Delmiro Gouveia (1863-1917), o empreendedor cearense que fez história por estar à frente do seu tempo.
O Grande Hotel Internacional foi inaugurado em 1899 junto com o Mercado Modelo, um prédio suntuoso que foi entregue ao público em 7 de setembro daquele ano, com 129 metros de comprimento por 28 de largura, 18 portões e 112 janelas e venezianas. Com água encanada e energia elétrica – um luxo – possuía 264 boxes com balcão de mármore onde se comercializava de tudo, de gêneros alimentícios a roupas. Delmiro tinha direito de concessão de 25 anos e depois tudo o que foi construído seria repassado ao município.
O complexo de lazer de Delmiro Gouveia – também conhecido como Pensão Derby – tinha uma inspiração: a chamada Cidade Branca de Chicago, o cenário construído para abrigar a Exposição Internacional em 1893. O empresário havia visitado a cidade norte-americana e ficado encantado com o que o viu. Mas o sonho de modernidade do Recife durou pouco. Em 2 de janeiro de 1900 o mercado foi incendiado, vítima da briga política e econômica de Delmiro Gouveia com o conselheiro Rosa e Silva, na época vice-presidente da República. Em setembro deste mesmo ano,estando em Nápoles, na Itália, Delmiro soube da grave crise financeira do Brasil e autorizou hipotecar o patrimônio do Derby para garantir a não execução de suas dívidas bancárias, superiores a 1.700 contos de réis.
Depois do incêndio criminoso, o Mercado Modelo foi adaptado para abrigar o comando geral da Polícia Militar, inaugurado em 1924. O Grande Hotel Internacional deu lugar à Faculdade de Medicina, com novo prédio projetado pelo arquiteto italiano Giacomo Palumbo. O imóvel hoje abriga o Memorial da Medicina de Pernambuco.
Como curiosidade adicional, o bairro do Derby ganhou este nome pela existência da Sociedade Hípica Derby Club, que funcionou entre os anos de 1888 e 1898. O empreendimento hoteleiro de Delmiro ficou na história. E nos cartões-postais…