A série de reportagens “Sou do bem no trânsito” foi a grande vencedora da 23ª edição da premiação, a mais conceituada do país na área de mobilidade.
O Diario de Pernambuco venceu o 23º Prêmio CNT de Jornalismo, na categoria Impresso, com a série de reportagens “Sou do bem no trânsito”, das repórteres Alice de Souza e Anamaria Nascimento. Veiculadas entre os dias 16 de agosto e 25 de setembro de 2015, no caderno Local, as matérias discutiram a importância da civilidade entre todos os atores do trânsito para a melhoria da mobilidade nas cidades. A premiação – uma das mais prestigiadas do país – é realizada pela Confederação Nacional do Transporte. A solenidade de entrega acontece em 7 de dezembro, em Brasília.
A primeira reportagem da série premiada abordou o tema mobilidade urbana sob o ponto de vista de um estrangeiro e três moradores de cidades que são referência em trânsito no Brasil. Também foram evidenciados exemplos de pessoas que não utilizam o celular enquanto dirigem, de quem optou pelo deslocamento com bicicletas e de motoristas que têm anos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas nenhuma multa registrada.
De acordo com o presidente da CNT, Clésio Andrade, o prêmio contribui para o melhor entendimento da sociedade sobre a importância da atividade do transporte para as áreas econômica e social do país. “A premiação tem incentivado a busca de soluções para os problemas enfrentados pelo transporte de cargas e de passageiros em todos os modais”, afirmou. Desde quando foi lançado, em 1994, o prêmio homenageou cerca de cem jornalistas.
As reportagens que concorreram ao prêmio foram avaliadas de acordo com a relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade. Também foram consideradas a qualidade editorial, a criatividade, a originalidade, a temporalidade e a atualidade dos conteúdos. A comissão julgadora que avaliou o trabalho foi formada pelos jornalistas Caco Barcellos (Rede Globo), Celso Freitas (Record), Marcelo de Moraes (O Estado de S.Paulo), Sheila Magalhães (BandNews) e pelo especialista em transporte Luis Antonio Lindau (WRI Brasil).
Na categoria Televisão, a Globo foi vencedora com trabalho exibido no Fantástico sobre as obras inacabadas para a Copa de 2014. Em Rádio, o vencedor foi a série Mulheres no transporte, da Rádio Trânsito. Em Internet, o especial Avisa quando chegar – O assédio que paralisa as mulheres, do Portal Metrópoles, venceu. A fotografia vencedora foi O trem nosso de cada dia, de O Globo. Na categoria meio ambiente e transporte, o vencedor foi As vantagens e as desvantagens do biodiesel, da GloboNews.