Com duas reportagens vencedoras nas categorias impresso e digital, além de uma menção honrosa pelo tema abordado, o Diario de Pernambuco foi eleito o Veículo do Ano pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), na 14ª edição do seu prêmio nacional de jornalismo.

Os trabalhos do Diario, dos repórteres André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel (Economia) e Alice de Souza e Anamaria Nascimento (Local), todos publicados na superedição de fim de semana, com versões para o portal diariodepernambuco.com.br, concorreram com 180 matérias publicadas em jornais e revistas e veiculados em rádios, tevês e internet em todas as regiões do país.

O resultado mostra que a aposta do Diario em um jornalismo diferenciado, com profundidade e tratamento gráfico de revista, ganha reconhecimento nacional. Somente neste ano, o jornal foi vencedor em quatro categorias da 23ª edição do Cristina Tavares de Jornalismo e do 2º Prêmio de Jornalismo Literário, uma das mais importantes premiações do Norte/Nordeste.

No âmbito estadual, O Diario foi contemplado em duas categorias da 13ª edição do Prêmio Urbana de Jornalismo. Além disso, foi finalista do Prêmio Roche de Jornalismo, o maior da América Latina na área de saúde. A festa de premiação da Abecip ocorrerá no dia 26 de outubro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Powered by Issuu
Publish for Free


Publicada originalmente na superedição dos dias 8 e 9 de outubro de 2016, a reportagem “A multiplicação verde pelo Recife” apresentou, em três páginas, um quadro de como a capital pernambucana vem tentando reatar os laços com a natureza, quatro séculos depois da criação do primeiro jardim público pelo conde Maurício de Nassau. A repórter Alice de Souza apontou as diferenças existentes entre 660 espaços públicos dos seus 94 bairros. As fotos foram produzidas por Peu Ricardo. O material foi vencedor do Prêmio Abecip 2017 na categoria versão impressa.

Powered by Issuu
Publish for Free


A reportagem “Canteiros sem cinza”, de André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel, foi publicada originalmente na superedição de 26 e 27 de agosto de 2017. Em duas páginas, a equipe apresentava as soluções encontradas por empresas de construção civil pernambucanas para reduzir a quantidade de resíduos. Baseado nos quatros elementos (terra, fogo, água e ar), o trabalho ganhou conteúdo extra na internet e acabou sendo contemplado com o Prêmio Abecip 2017 na categoria versão digital.

Powered by Issuu
Publish for Free


De autoria da repórter, Anamaria Nascimento, a reportagem “Capibaribe: um rio à espera por sua cidade” foi publicada na superedição do Diario de 21 e 22 de janeiro de 2017. Em três páginas, o material apresentou a atual situação do principal rio que corta o Recife, principalmente em relação à sua navegabilidade, através de relatos de personagens que vivem às suas margens. Pela relevância do tema, a comissão julgadora do Prêmio Abecipe, formada por quatro jornalistas especializados na área financeira e quatro especialistas em economia e crédito imobiliário, contemplou o trabalho com uma menção honrosa na categoria digital.