Em junho de 1990, um vídeo de 34 minutos e meio, gravado em VHS por japoneses para registrar as motos que circulavam no Recife, ganha uma importância documental 25 anos depois. Era um tempo onde os capacetes não eram tão obrigatórios assim e a capital pernambucana apresentava seus aspectos mais provincianos, com os cantadores de emboladas na Casa da Cultura, os vendedores de milho e pitomba e os jogadores de dominó.

Além do registro das concessionárias e oficinas, a delegação do país do sol nascente foca seu olhar no inusitado de uma cidade em período chuvoso, da praia e também do sítio histórico de Olinda. O Recife apresentava ruas com asfalto bem conservado e um Cais José Estelita sem cores. A trilha sonora é um espetáculo à parte, com bossa nova, samba e lambada. Se não é um primor na técnica, o vídeo mostra o que ficou para trás, definitivamente.

A sugestão foi de Felipe de Brito Cabral, nosso estagiário de redes sociais. O registro foi postado originalmente no YouTube por Sprex Japan.