Diario de Pernambuco - 7 de agosto de 1945

Diario de Pernambuco – 7 de agosto de 1945

No dia 6 de agosto de 1945, o avião Enola Gay, pilotado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoou Hiroshima levando uma bomba, chamada de Little Boy, que foi lançada às 8h15. A explosão gerou um cogumelo de fumaça e uma onda de calor que atingiu um raio de quatro quilômetros a partir do seu epicentro. Morreram de imediato 78 mil japoneses. Nagasaki, três dias depois, foi a segunda – e até agora última – aglomeração urbana a conhecer o horror atômico. No dia 2 de setembro, o Japão se renderia.

“O Departamento de Guerra informou, esta noite, que uma impenetrável nuvem de pó e fumaça cobriu a área do objetivo, após o lançamento da primeira bomba atômica em Hiroshima. Todavia, era impossível determinar o dano exato produzido”. O texto da manchete histórica deste dia vinha ao lado da foto de uma mulher, sentada em pose elegante. Era Eva Braun, a mulher de Hitler.

Diario de Pernambuco - 8 de agosto de 1945

Diario de Pernambuco – 8 de agosto de 1945

No dia 8 de agosto, o Diario já indicava que a guerra chegaria ao fim no Japão. Ou o país se rendia ou enfrentaria novamente o pesadelo vivido em Hiroshima. A capa do Diario de Pernambuco trazia mais detalhes do que ocorreu na cidade nipônica, revelando que a bomba atômica produziu a mesma energia que mantém o Sol ardendo.

Diario de Pernambuco - 10 de agosto de 1945

Diario de Pernambuco – 10 de agosto de 1945

No dia 9 de agosto de 1945, a cidade de Nagasaki, com 250 mil habitantes, foi totalmente destruída por uma bomba atômica, a segunda que os norte-americanos despejaram no Japão, forçando o país a capitular, encerrando definitivamente a Segunda Guerra Mundial. No dia 10 de agosto, o Diario nem tratou o bombardeio como a principal manchete de sua capa, preferindo destacar uma matéria sobre as ameaças do presidente Truman, de que o pior ainda estava por vir. Como curiosidade, a grafia “Magasaki” e as estrelinhas para chamar a atenção sobre a triste história.